Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarneiro, Diego Rafael Fonseca-
dc.contributor.authorSantana, Andre Moreira Araujo de-
dc.date.accessioned2025-03-10T14:34:19Z-
dc.date.available2025-03-10T14:34:19Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTANA, Andre Moreira Araujo de. Reeleição e eficiência educacional nos municípios nordestinos. 2025. 38f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79980-
dc.description.abstractThe efficiency of educational management can be significantly impacted by political factors, particularly the re-election of mayors. The administrative continuity provided by re-election can allow for greater stability in the implementation of public policies and efficiency gains in education management. This dissertation investigates the relationship between re-election and educational efficiency in municipalities in the Northeast of Brazil, using a panel data model with differences-in-differences. The study focused on primary education in these municipalities during the years 2009, 2011, 2013, and 2015. The results indicate that re-election has a positive effect on educational efficiency, with an average increase of 0.03 percentage points. This finding reinforces the idea that re-elected mayors can consolidate more effective educational policies, ensuring the continuity of investments and long-term strategies. Furthermore, re-election can reduce disruptions in project execution and the loss of institutional capital, essential factors for educational progress. The results of this study highlight the relevance of re-election as a potential mechanism for improving educational efficiency, emphasizing the importance of administrative continuity and institutional learning in enhancing education quality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReeleição e eficiência educacional nos municípios nordestinospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA eficiência da gestão educacional pode ser significativamente impactada por fatores políticos, especialmente a reeleição dos prefeitos. A continuidade administrativa proporcionada pela reeleição pode permitir maior estabilidade na implementação de políticas públicas e ganhos de eficiência na gestão da educação. Essa Dissertação investiga a relação entre a reeleição e a eficiência educacional nos municípios do Nordeste brasileiro, utilizando um modelo de dados em painel com diferenças em diferenças. O estudo focou no ensino fundamental desses municípios nos anos 2009,2011,2013 e 2015. Os resultados indicam que a reeleição tem um efeito positivo sobre a eficiência educacional, com um aumento médio de 0,03 pontos percentuais. Esse achado reforça a ideia de que prefeitos reeleitos podem consolidar políticas educacionais mais eficazes, garantindo a continuidade de investimentos e estratégias de longo prazo. Além disso, a reeleição pode reduzir a descontinuidade na execução de projetos e a perda de capital institucional, fatores essenciais para avanços educacionais. Os resultados deste estudo evidenciam a relevância da reeleição como um mecanismo potencial de aprimoramento da eficiência educacional, ressaltando a importância da continuidade administrativa e do aprendizado institucional para a melhoria da qualidade da educação.pt_BR
dc.subject.ptbrEficiênciapt_BR
dc.subject.ptbrReeleiçãopt_BR
dc.subject.ptbrEducaçãopt_BR
dc.subject.ptbrDados em painelpt_BR
dc.subject.ptbrAvaliação de impactopt_BR
dc.subject.enEfficiencypt_BR
dc.subject.enRe-electionpt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enPanel datapt_BR
dc.subject.enImpact evaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4199618744331611pt_BR
Appears in Collections:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_dis_amasantana.pdf234,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.