Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79968
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da política de saneamento básico em escolas públicas de Fortaleza
Título em inglês: Evaluation of the basic sanitation policy in public schools of Fortaleza
Autor(es): Galvão, Vitória Santana de Salles
Orientador: Romero, Julio Alfredo Racchumi
Palavras-chave em português: Saneamento básico;Educação;Políticas públicas
Palavras-chave em inglês: Basic sanitation;Education;Public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2024
Citação: GALVÃO, Vitória Santana de Salles. Avaliação da política de saneamento básico em escolas públicas de Fortaleza. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O objetivo desta dissertação foi avaliar a política pública de saneamento básico em escolas públicas da Regional V de Fortaleza. O percurso metodológico incluiu uma revisão de literatura sobre a política nacional de saneamento básico e seu histórico, complementada por uma análise documental de normas e relatórios governamentais. Também foram realizadas visitas técnicas em escolas algumas escolas da regional para avaliar as condições de saneamento, por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores escolares e coleta de dados qualitativos sobre os desafios enfrentados. Os resultados mostraram que, embora a política de saneamento básico nacional tenha evoluído ao longo dos anos, sua implementação ainda enfrenta barreiras significativas na Regional V. Foi identificada uma disparidade entre as diretrizes legais e as condições reais das escolas, com problemas frequentes relacionados à falta de manutenção em instalações sanitárias, abastecimento intermitente de água e ausência de sistemas adequados de esgotamento sanitário. A pesquisa com as informações obtidas não conseguiu evidenciar quais seriam os possíveis impactos do saneamento básico na vida escolar ou talvez no rendimento escolar. A análise evidencia que, para superar os desafios identificados, é necessário um esforço articulado entre os diferentes níveis de governo, as escolas e as comunidades locais. Essa dissertação contribui ao apresentar um panorama detalhado da Regional V e reforça a necessidade de políticas públicas mais eficazes e sustentáveis para garantir condições dignas de saneamento nas escolas.
Abstract: The objective of this dissertation was to evaluate the public sanitation policy in public schools within the V Region of Fortaleza. The methodological approach included a literature review on the national sanitation policy and its historical development, supplemented by a documentary analysis of regulations and government reports. Technical visits were also conducted to several schools in the region to assess sanitation conditions, through semi-structured interviews with school administrators and the collection of qualitative data on the challenges faced. The results showed that, although the national sanitation policy has evolved over the years, its implementation still faces significant barriers in the V Region. A disparity was identified between legal guidelines and the actual conditions in schools, with frequent issues related to the lack of maintenance in sanitation facilities, intermittent water supply, and the absence of adequate wastewater systems. The research also revealed important gaps: there was a lack of systematized data on the impact of sanitation on students' health, as well as a lack of longitudinal analyses that would allow for correlating improvements in school sanitation with academic performance indicators. The analysis highlights that, to overcome the identified challenges, a coordinated effort is required between different levels of government, schools, and local communities. This dissertation contributes by presenting a detailed overview of the V Region and emphasizes the need for more effective and sustainable public policies to ensure dignified sanitation conditions in schools.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79968
Currículo Lattes do(s) Autor(es): lattes.cnpq.br/3156602340789134
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-3004-0647
Currículo Lattes do Orientador: lattes.cnpq.br/8134214007877295
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_vssgalvao.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.