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Tipo: Tese
Título: Confluência entre tradição e ciência: construção e socialização de conhecimentos sobre racismo ambiental na reserva indígena Taba dos Anacé
Título em inglês: Confluence between tradition and science: construction and socialization of knowledge about environmental racism in the Taba dos Anacé indigenous reserve
Autor(es): Martins, Iara Saraiva
Orientador: Meireles, Antônio Jeovah de Andrade
Palavras-chave em português: Racismo ambiental;Povo Anacé;Necrointeração
Palavras-chave em inglês: Environmental racism;Anacé people;Necrointeraction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Data do documento: 2025
Citação: MARTINS, Iara Saraiva. Confluência entre tradição e ciência: construção e socialização de conhecimentos sobre racismo ambiental na reserva indígena Taba dos Anacé. 2025. 130 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Esta tese analisa e participa do processo de construção de conhecimentos sobre racismo ambiental na Reserva Indígena Taba dos Anacé, situada na Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará. O estudo tem como objetivo compreender a articulação entre saberes tradicionais e acadêmicos no enfrentamento às injustiças ambientais vividas pelos povos indígenas, tomando como foco o território Anacé e os impactos socioambientais do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e participativa, integrando epistemologias indígenas e práticas de resistência ambiental e territorial. Teóricos como Aníbal Quijano(2005), Achille Mbembe (2018), Linda Tuhiwai Smith (2018) e Joan Martínez Alier(2016) contribuíram para as discussões apresentadas. A tese está estruturada em sete capítulos, discutindo o impacto do capitalismo sobre a territorialidade indígena e as reconfigurações da colonialidade. Examina-se também a relação entre racismo estrutural, necropolítica e injustiça ambiental, assim como questões sobre genocídio, epistemicídio e ecocídio. Os resultados destacam atividades de observação participante e oficinas junto às lideranças da Reserva Indígena Taba dos Anacé, onde a integração entre conceitos acadêmicos e saberes tradicionais contribuiu para a instrumentalização do conceito de racismo ambiental.
Abstract: This thesis analyzes the process of constructing and sharing knowledge on environmental racism in the Taba dos Anacé Indigenous Reserve, located in the Metropolitan Region of Fortaleza, Ceará. The study aims to understand the articulation between traditional and academic knowledge in addressing the environmental injustices experienced by Indigenous peoples, focusing on the Anacé territory and the socio-environmental impacts of the Pecém Industrial and Port Complex (CIPP). The methodology used was action research with a qualitative and participatory approach, integrating Indigenous epistemologies and practices of environmental and territorial resistance. Theoretical contributions from Aníbal Quijano (2005), Achille Mbembe(2018), Linda Tuhiwai Smith (2018), and Joan Martínez Alier (2016) informed the discussions presented. The thesis is structured in seven chapters, discussing the impact of capitalism on Indigenous territoriality and the reconfigurations of coloniality. It also examines the relationship between structural racism, necropolitics, and environmental injustice, as well as issues related to genocide, epistemicide, and ecocide. The results highlight participant observation activities and workshops conducted with leaders of theTaba dos Anacé Indigenous Reserve, where the integration of academic concepts and traditional knowledge contributed to the operationalization of the concept of environmental racism. The research reveals that decolonial education and theappreciation of local knowledge are essential to strengthening Indigenous autonomy and resistance.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79934
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-5235-7461
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/9937632375884312
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-0464-2863
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2431893947841863
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGR - Teses defendidas na UFC

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