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Tipo: Dissertação
Título: Análise da disponibilidade para o aprendizado interprofissional de estudantes dos cursos da saúde do interior do Ceará
Título em inglês: Analysis of readiness for interprofessional learning of students of health courses in the interior of Ceará.
Autor(es): Teodósio, Tiara Bruna Teixeira
Orientador: Farias, Mariana Ramalho de
Palavras-chave em português: Educação interprofissional;;Aprendizado colaborativo;;Formação profissional em saúde.
Palavras-chave em inglês: Interprofessional education;;Collaborative learning;;Healthcare professional training.
Data do documento: 29-Nov-2024
Citação: TEODOSIO, Tiara Bruna Teixeira. Análise da disponibilidade para o aprendizado interprofissional de estudantes dos cursos da saúde do interior do Ceará. 2024. Dissertação (mestrado), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, 2024.
Resumo: A Educação Interprofissional (EIP) tem se destacado como uma abordagem essencial no treinamento de profissionais de saúde, promovendo a colaboração e a comunicação entre diferentes áreas. O objetivo deste estudo é analisar a disponibilidade para o aprendizado interprofissional de estudantes dos cursos da saúde do interior do Ceará. O estudo, realizado com 411 estudantes de cinco cursos de graduação na área da saúde (Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Odontologia e Medicina) de duas universidades públicas, Sobral-Ceará. Foi aplicado um questionário sociodemográfico e a escala Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS). O RIPLS tem 27 itens que envolvem perguntas sobre trabalho em equipe e colaboração, identidade profissional e atenção centrada no paciente. Os dados coletados foram tabulados através do Microsoft Excel (2010) e analisados utilizando o software estatístico Jamovi (versão 1.6). Foram utilizadas estatísticas descritivas e os dados foram apresentados na forma de frequências, médias e desvios-padrão. Utilizou-se os testes ANOVA para comparação entre os grupos, o teste t para amostras pareadas e a correlação de Pearson para explorar as relações entre variáveis dependentes e independentes, com nível de significância de p<0,05. Os estudantes dos cinco cursos de graduação em saúde que participaram deste estudo mostraram-se disponíveis e interessados para o aprendizado interprofissional. Isso significa que há perspectiva para um trabalho colaborativo entre diferentes profissionais da saúde, o que favorece a oferta de um cuidado integral e de qualidade ao paciente. Identificou-se diferenças significativas entre os cursos de graduação em relação ao trabalho em equipe, identidade profissional e atenção centrada no paciente. Os resultados apontam para uma maior disponibilidade para colaboração entre os estudantes de psicologia, enquanto o curso de educação física apresentou menor prontidão para a EIP. Os resultados apontam, ainda, que as instituições de ensino devem intensificar a promoção da educação interprofissional desde as fases iniciais dos cursos, integrando práticas colaborativas no currículo, por meio de estágios conjuntos e projetos interdisciplinares, visando uma formação mais alinhada às necessidades do SUS e às complexidades do cuidado integral ao paciente.
Abstract: Interprofessional Education (IPE) has emerged as a crucial approach in the training of healthcare professionals, promoting collaboration and communication across different fields. The aim of this study is to analyze the readiness for interprofessional learning among students in healthcare programs in the interior of Ceará. The study involved 411 students from five undergraduate programs in healthcare (Physical Education, Nursing, Psychology, Dentistry, and Medicine) at two public universities in Sobral, Ceará. A sociodemographic questionnaire and the Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) were administered. The RIPLS contains 27 items that address teamwork and collaboration, professional identity, and patient-centered care. The data collected were tabulated using Microsoft Excel (2010) and analyzed with the Jamovi statistical software (version 1.6). Descriptive statistics were used, and the data were presented in terms of frequencies, means, and standard deviations. ANOVA tests were used to compare groups, paired t-tests, and Pearson’s correlation to explore relationships between dependent and independent variables, with a significance level of p<0.05. The students from the five healthcare programs who participated in this study showed readiness and interest in interprofessional learning. This suggests that there is potential for collaborative work among healthcare professionals, which supports the provision of comprehensive and high-quality patient care. Significant differences were identified among the programs in relation to teamwork, professional identity, and patient-centered care. The results indicate greater readiness for collaboration among psychology students, while the physical education program showed lower readiness for IPE. The findings further suggest that educational institutions should intensify the promotion of interprofessional education from the early stages of the programs, integrating collaborative practices into the curriculum through joint internships and interdisciplinary projects, aiming for a training model that is better aligned with the needs of the Brazilian Unified Health System (SUS) and the complexities of comprehensive patient care.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79876
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0407829787904771
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-2834-4975
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1353051628742373
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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