Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79838
Tipo: TCC
Título: Processo de expatriação e sua efetividade: uma análise a luz da teoria de adaptação transcultural
Autor(es): Ventura, Camila Oliveira
Orientador: Moreira, Marcia Zabdiele
Palavras-chave em português: Processo de expatriação;Configurações da expatriação;Adaptação transcultural;Correntes da expatriação;Curva de adaptação em U
Palavras-chave em inglês: Proceso de expatriación;Entornos de expatriación;Adaptación transcultural;Corrientes de expatriación;Proceso de expatriación; entornos de expatriación; adapcurva de adaptación en forma de U
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Data do documento: 2023
Citação: VENTURA, Camila Oliveira. Processo de expatriação e sua efetividade: uma análise a luz da teoria de adaptação transcultural. 2023. 59 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o processo de expatriação e a sua efetividade no que tange à adaptação transcultural dos indivíduos vinculados à uma organização, ainda em seu país de origem, ou apenas ao chegar no país de realização da missão internacional. Segundo Dutra (2002), a expatriação se trata de um profissional que “terá que atuar por um período ou de forma definitiva em um país diferente daquele no qual foi contratado para trabalhar”. Existem também casos nos quais o individuo se muda para outro país sem vínculo organizacional, sendo denominados expatriados voluntários (ARAUJO at al.,2012). Para alcançar o objetivo deste estudo, foi utilizada metodologia qualitativa por meio de oito entrevistas semi-estruturadas, realizadas com expatriados de distintas configurações nas quais foram coletados dados minuciosos a fim de compreender a relação dos indivíduos expatriados com a cultura do país de realização da missão. Em tais entrevistas, realizadas por chamadas de vídeos, os profissionais puderam realizar uma viagem ao passado e fazer uma analogia de suas experiências e percepções com as fases identificadas na literatura por meio da “Teoria da curva U”. Já no referencial teórico, foram abordados estudos realizados por distintos autores acerca do processo de expatriação; das diferentes configurações possíveis de serem adotadas pelo profissional; das etapas nas quais se dividem o processo; das fases de adaptação transcultural e; da Influência de tal adaptação nos âmbitos social e laboral do expatriado. Por fim, abordou-se a importância da gestão da adaptação transcultural na efetividade da expatriação. Como resultado pôde-se observar uma forte influência da adaptação transcultural no sucesso das missões dos entrevistados é uma parcial compatibilidade com a teoria da curva de adaptação em U, dada a concordância existente entre boa parte das experiências narradas pelos expatriados e as etapas da curva apresentada. Vale ressaltar, entretanto, que houveram divergências no que tange à duração dos períodos que compreendem tais fases, pois muitos expatriados apresentaram curvas mais ou menos acentuadas, refletindo etapas mais rápidas ou mais lentas de indivíduo para indivíduo.
Abstract: El objetivo de este estudio fue realizar un análisis del proceso de expatriación y su efectividad respecto a la adaptación transcultural de los expatriados que se van de sus países a trabajar, sea ya con relacion laboral con una organización allá, o no. És muy importante entender que la expatriación presenta muchas definiciones. Según Dutra(2002), le decimos expatriación a una situación en la cuál un profesional tendrá que actuar por um período o en definitivo en otro país. Además existe la expatriación voluntaria que son expatriaciones en las cuales el individuo se van de su país sin relaciones laborares allá (ARAUJO at al.,2012). Fueron realizadas entrevistas com 8 personas que han tenido esta experiencia. Los entrevistados que se fueron de sus países a trabajar por distintas razones y períodos de tiempo. En la encuesta, fueron realizadas preguntas detalladas objetivando la comprensión de la relación de los individuos expatriados con la cultura del país de destino. En las entrevistas los profesionales pudieron realizar un viaje por la experiencia en el país destino y hacer una analogía entre las vivencias y percepciones respecto a las fases identificadas en la literatura por medio de la teoría de la curva U. Ya en el referencial teórico, fueron presentados estudios realizadas por distintos autores respecto del proceso de expatriación; de los diferentes tipos de expatriacion adoptados por los profesionales; de las etapas en las cuales se dividen el proceso; de las fases de la adaptación transcultural e de la influência de esta adaptación en lo social y laboral del expatriado. Al final, el trabajo trajo la importancia de la adaptación transcultural en la efectividad virado de la misión. El resultado del estudio fue la observación de una gran influencia de la adaptación transcultural en el éxito de la misión de los entrevistados. Además se pudo corroborar la existencia de las fases presentadas en la literatura de la curva de adaptación en U en gran parte de los entrevistados, excepto con respeto de su tiempo de durabilidad, dato que sufrió más cambios en las diferentes entrevistas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79838
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-8274-0034
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6888372972174358
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_coventura.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.