Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79836
Tipo: TCC
Título: As estratégias de inovação das startups de educação em Fortaleza
Autor(es): Abreu, Luana de Sousa
Orientador: Moreira, Marcia Zabdiele
Palavras-chave em português: Inovação;Startups;Educação;Edtechs;Estratégias de inovação
Palavras-chave em inglês: Innovation;Startups;Education;Edtechs;Innovation strategies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Data do documento: 2023
Citação: ABREU, Luana de Sousa. As estratégias de inovação das startups de educação em Fortaleza. 2023. 57 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: As estratégias de inovação auxiliam as organizações aumentando a sua performance. Portanto, o objetivo geral deste estudo foi: identificar quais as estratégias de inovação adotadas pelas Startups de Educação em Fortaleza. A metodologia aplicada é definida como uma pesquisa qualitativa, descritiva/exploratória, e de campo. O procedimento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada aplicada com seis gestores das startups de educação em Fortaleza, designados por tipo de amostragem não probabilística por conveniência. O tratamento dos dados obtidos com as narrativas dos entrevistados foi análise de conteúdo. Os resultados alcançados indicam que as inovações de produtos e serviços, de processos e a incremental se destacaram na pesquisa. Em relação aos modelos de negócios, constatou-se um maior tendência para as vendas diretas, os licenciamentos, os clubes de assinatura recorrentes, e por fim os SAAS. Sobre os segmentos de mercado, foi verificado na pesquisa que a maioria são recursos educacionais digitais. E por fim, as estratégias utilizadas pelas startups estudadas são focadas em parcerias com clientes, parcerias com organizações e inovações centradas no usuário. Isso destaca a importância das startups terem uma boa rede de contatos, mantendo um bom networking e aumentando suas chances de novas parcerias duradouras e benéficas. Assim sendo, a conclusão dessa pesquisa contribui para o cenário das startups como no geral, cooperando para a implementação de novas estratégias pelos gestores e também para uma melhor tomada de decisão por eles. Contribui também para o aumento do ecossistema de inovação em Fortaleza, trazendo novas reflexões sobre as estratégias de inovação que estão em alta no mercado, proporcionando descobertas e insights valiosos para outras startups e outras organizações mais tradicionais.
Abstract: Innovation strategies help organizations by increasing their performance. Therefore, the general objective of this study was: to identify which innovation strategies were adopted by Education Startups in Fortaleza. The methodology applied is defined as qualitative, descriptive/exploratory, and field research. The data collection procedure used was a semi- structured interview applied to six managers of education startups in Fortaleza, designated by the non-probabilistic convenience sampling type. The treatment of data obtained from the interviewees' narratives was content analysis. The results achieved indicate that product and service, process and incremental innovations stood out in the research. In relation to business models, there was a greater tendency towards direct sales, licensing, recurring subscription clubs, and finally SAAS. Regarding market segments, the research found that the majority are digital educational resources. And finally, the strategies used by the startups studied are focused on partnerships with customers, partnerships with organizations and user-centered innovations. This highlights the importance of startups having a good network of contacts, maintaining good networking and increasing their chances of new lasting and beneficial partnerships. Therefore, the conclusion of this research contributes to the startup scenario in general, contributing to the implementation of new strategies by managers and also to better decision-making by them. It also contributes to increasing the innovation ecosystem in Fortaleza, bringing new reflections on innovation strategies that are trending in the market, providing valuable discoveries and insights for other startups and other more traditional organizations.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79836
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-8274-0034
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6888372972174358
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lsabreu.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.