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dc.contributor.advisorLonghinotti, Elisane-
dc.contributor.authorSouza, Francisco Thiago Correia de-
dc.date.accessioned2025-02-18T11:32:56Z-
dc.date.available2025-02-18T11:32:56Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUZA, Francisco Thiago Correia de. Emissões veiculares: uma abordagem rápida e eficiente para a determinação de H2, CO, CH4 e CO2 por GC-BID e de BTEX por SPME-GC-BID. 2025. 108 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79780-
dc.description.abstractThe combustion of fossil fuels is a predominant source of air pollutants. BTEX (benzene, toluene, ethylbenzene, and xylenes) and the gases CO, CH4 and CO2 are known to have negative impacts on human health and the environment. Given the technical challenges associated with sampling, sample preparation, and analysis for quantifying these compounds in exhaust gases, this study developed analytical methods to mitigate these limitations. Exhaust gas samples from a motorcycle in idle mode were collected using 1.0 L sampling bags, integrated with a newly designed sampling device specifically developed for gas analysis in this study. The quantification of H2, CO, CH4 and CO2 was performed without the need for sample preparation, by directly transferring 0.1 mL of the sampled gas for analysis using gas chromatography (GC) coupled with a barrier discharge ionization detector (BID). For BTEX quantification, solid-phase microextraction (SPME) was employed using a 75 μm CAR/PDMS fiber, combined with GC-BID. The method validation for BTEX demonstrated selectivity, with limits of detection (LOD) ranging from 4.49×10⁻2 to 7.88×10⁻2 ppmv, limits of quantification (LOQ) from 1.36×10⁻1 to 2.38×10⁻1 ppmv, precision between 1.47 % and 7.14 %, and recovery rates from 82.3 % to 109 %. The concentration of BTEX in vehicle exhaust gas ranged from 7.91×10⁻1 ± 3.36×10⁻2 to 4.37 ± 7.39×10⁻2 ppmv. For H2, CO, CH4 and CO2, the method exhibited selectivity, with LOD values ranging from 63.9 to 115 ppmv, LOQ values from 194 to 348 ppmv, precision between 1.27 % and 6.22 %, and recovery rates from 90.8 % to 102 %. The concentrations of these gases at the exhaust outlet varied from 870 ± 5.98×101 to 1.06×105 ± 7.77×101 ppmv. These results highlight the relevance of the developed methods in improving vehicle emissions monitoring, providing precise analytical tools. These tools can support public policies aimed at reducing air pollution, contributing to environmental preservation and public health promotion.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEmissões veiculares: uma abordagem rápida e eficiente para a determinação de H2, CO, CH4 e CO2 por GC-BID e de BTEX por SPME-GC-BIDpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorNascimento, Ronaldo Ferreira do-
dc.description.abstract-ptbrA queima de combustíveis fósseis é uma fonte predominante de poluentes atmosféricos. Os BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos) e os gases CO, CH4 e CO2, são conhecidos por causar impactos negativos na saúde humana e no meio ambiente. Considerando que a quantificação desses compostos em gases de exaustão enfrenta desafios técnicos relacionados à amostragem, ao preparo das amostras e à análise, desenvolvemos neste estudo métodos analíticos capazes de mitigar essas limitações. Amostragens de gases de exaustão emitidos por motocicleta em marcha lenta foram realizadas com o uso de bolsas de amostragem de 1,0 L, integrado a um novo dispositivo de amostragem projetado neste trabalho especificamente para gases. A quantificação dos gases H2, CO, CH4 e CO2 ocorreu sem necessidade de preparo da amostra, com transferência direta de 0,1 mL do gás amostrado para análise por cromatografia gasosa (GC) acoplada a um detector de ionização por descarga de barreira dielétrica (BID). Para a quantificação dos BTEX, foi utilizada a técnica de microextração em fase sólida (SPME) utilizando a fibra CAR/PDMS de 75 μm combinada com o GC-BID. A validação do método para os BTEX, apresentou seletividade, com variações de LD de 4,49×10⁻2 a 7,88×10⁻2 ppmv, de LQ de 1,36×10⁻1 a 2,38×10⁻1 ppmv, de precisão de 1,47 a 7,14 % e de recuperação de 82,3 a 109 %. A concentração de BTEX no gás de exaustão veicular variou de 7,91×10⁻1 ± 3,36×10⁻2 a 4,37 ± 7,39×10⁻2 ppmv. O método para os gases H2, CO, CH4 e CO2, apresentou seletividade, com variações de LD de 63,9 a 115 ppmv, de LQ de 194 a 348 ppmv, de precisão de 1,27 a 6,22 % e de recuperação de 90,8 a 102 %. A concentração desses gases na saída do escape veicular variou de 870 ± 5,98×101 a 1,06×105 ± 7,77×101 ppmv. Esses resultados evidenciam a relevância dos métodos desenvolvidos no aprimoramento do monitoramento de emissões veiculares, fornecendo ferramentas analíticas precisas. Essas ferramentas podem subsidiar políticas públicas voltadas à redução da poluição atmosférica, contribuindo para a preservação ambiental e a promoção da saúde pública.pt_BR
dc.title.enVehicle emissions: a fast and efficient approach for the determination of H2, CO, CH4 and CO2 by GC-BID and of BTEX by SPME-GC-BIDpt_BR
dc.subject.ptbrGases de exaustãopt_BR
dc.subject.ptbrPoluição atmosféricapt_BR
dc.subject.ptbrGases de efeito estufapt_BR
dc.subject.ptbrSaúde ambientalpt_BR
dc.subject.enExhaust gasespt_BR
dc.subject.enAir pollutionpt_BR
dc.subject.enGreenhouse gasespt_BR
dc.subject.enEnvironmental healthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8322-2693pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4863424258441894pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4782-6905pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8768601943511313pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6393-6944pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6345440666273561pt_BR
local.date.available2025-02-18-
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