Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79696
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores: a segmentação de dados estatísticos no desenvolvimento do letramento matemático nas diferentes áreas do conhecimento
Autor(es): Madureiro, Maria Engrácia Carvalho
Orientador: Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Coorientador: Menezes, Daniel Brandão
Palavras-chave em português: Formação docente;Interdisciplinaridade;Letramento;Matemático
Palavras-chave em inglês: Teacher training;Interdisciplinarity;Literacy;Mathematical
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Data do documento: 2025
Citação: MADUREIRO, Maria Engrácia Carvalho. Formação continuada de professores: a segmentação de dados estatísticos no desenvolvimento do letramento matemático nas diferentes áreas do conhecimento. 2025. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A prática educativa é parte integrante da dinâmica das relações sociais, sendo importante compreender que as relações sociais não são imutáveis, mas ao contrário, são passíveis à mudança, o que significa que elas podem ser transformadas pelos sujeitos que as integram. Assim, pode-se (re)elaborar o olhar e a atuação didática frente às situações de ensino, fazendo com que o fazer pedagógico seja algo que colabore para o desenvolvimento do letramento matemático, que consiste em competências e habilidades necessárias e importantes para uma atuação no meio social, a fim de transformá-lo em função de necessidades sociais, econômicas e políticas de uma coletividade. Nesse sentido, a pesquisa buscou desenvolver uma situação didática interdisciplinar tendo por base a segmentação de dados estatísticos, para apoiar a formação continuada de professores e a aprendizagem dos estudantes no contexto do letramento matemático. O presente estudo foi realizado a partir dos pressupostos da Engenharia Didática que, sob a luz das teorias existentes, investigou a aplicação de sequências didáticas com tabelas dinâmicas amparadas na Teoria das Situações Didáticas (TSD) como metodologia de ensino, nas diferentes áreas do conhecimento, por meio de encontros formativos de professores para apropriação de conceitos, análise de situações didáticas e a construção de um produto educacional pautado nas observações descritas pelos participantes da pesquisa. Por fim, ficou evidenciado que 100% dos entrevistados compreenderam a situação didática como proposta de ensino apresentada num meio promissor, evidenciando significados e posturas reais para a construção de saberes essencialmente necessários à vida em sociedade.
Abstract: Educational practice is an integral part of the dynamics of social relations, and it is important to understand that social relations are not immutable, but rather, are subject to change, which means that they can be transformed by the subjects that are part of them. Thus, it is possible to (re)elaborate the didactic perspective and action in teaching situations, making pedagogical practice something that contributes to the development of mathematical literacy, which consists of necessary and important skills and abilities for acting in the social environment, in order to transform it according to the social, economic and political needs of a community. In this sense, the research sought to develop an interdisciplinary didactic situation based on the segmentation of statistical data, to support the continued training of teachers and the learning of students in the context of mathematical literacy. This study was conducted based on the assumptions of Didactic Engineering, which, in light of existing theories, investigated the application of didactic sequences with dynamic tables supported by the Theory of Didactic Situations (TSD) as a teaching methodology in different areas of knowledge, through training meetings with teachers to appropriate concepts, analyze didactic situations and build an educational product based on the observations described by the research participants. Finally, it was evident that 100% of the interviewees understood the didactic situation as a teaching proposal presented in a promising environment, evidencing real meanings and postures for the construction of knowledge essentially necessary for life in society.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79696
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8191870333677999
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0512183585660835
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/8450083821283590
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_mecmadureiro.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.