Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79684
Tipo: Tese
Título: Metamodelagem no ensino de citologia: criação e validação de uma matriz de referência
Título em inglês: Metamodeling in cytology teaching: creation and validation of a reference matrix
Autor(es): Silva, Esequias Rodrigues da
Orientador: Alves, Renata de Sousa
Palavras-chave em português: Educação;Biologia;Atenção à Saúde;Crescimento e Desenvolvimento
Palavras-chave em inglês: Education;Biology;Delivery of Health Care;Growth and Development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Esequias Rodrigues da. Metamodelagem no ensino de citologia: criação e validação de uma matriz de referência. 2024. 158 f. Tese. (Doutorado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79684. Acesso em: 09 fev. 2025.
Resumo: A definição de conteúdo curricular é um tema recorrente da pesquisa em didática das ciências. Trabalhos que acomodam essa discussão, geralmente, subsomem a tese de que a educação científica não deve ficar restrita aos produtos da ciência. Isto é, o interesse pela natureza do conhecimento construído consubstancia-se em um encaminhamento precípuo da renovação do ensino. A literatura reconhece o papel dos modelos em satisfazer parte dessa meta, mas a falta de guias mais específicos pode comprometer seu potencial educativo. O objetivo deste trabalho consiste em propor e validar uma matriz de referência de metamodelagem, mirando modelos consensuais imagéticos em citologia. Adotamos uma abordagem mista, do tipo sequencial exploratória, com delineamento metodológico interventivo por meio de pesquisa de desenvolvimento. Os dados qualitativos foram levantados por revisão bibliográfica e questionário misto. Estes foram analisados pela análise tipológica e interpretativa. Os dados quantitativos foram levantados por questionário misto e analisados por meio do índice de validade de conteúdo (IVC), com amostra totalizando 10 juízes. Os resultados foram resumidos em dois blocos. O primeiro consubstanciou-se na matriz construída, composta por três ciclos de modelagem e 30 indicadores de ensino. O segundo consubstanciou-se no processo de validação. A matriz foi validada por atingir um S-IVC de 0,97 cujo ponto de corte na literatura consultada é 0,8.
Abstract: The definition of curricular content is a recurring theme in research on science didactics. Works that accommodate this discussion generally include the thesis that science education should not be limited to the products of science. In other words, the interest in the nature of constructed knowledge is embodied in a primary approach for the renewal of teaching. Academic papers recognize the central role of models in fulfilling part of this goal, but the lack of more specific guidelines may compromise their educational potential. The objective of this study is to propose and validate a metamodeling reference matrix aimed at consensual imaging models in cytology. We adopted a mixed approach, of the exploratory sequential type, with an interventional methodological design through development research. Qualitative data were collected through bibliographic review and mixed questionnaire. These were analyzed through typological and interpretative analysis. Quantitative data were collected using a mixed questionnaire and analyzed using the content validity index (CVI), with a sample of ten judges. The results were summarized in two blocks. The first was embodied in the constructed matrix, composed of three modeling cycles and 30 teaching indicators. The second consisted of the validation process. The matrix was validated by reaching an S-CVI of 0.97, with a cutoff point of 0.8 according to the consulted literature.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79684
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0003-1048-8591
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5122030466812547
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-0630-1499
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6730902567211867
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DMO - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tese_ersilva.pdfTese1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.