Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79628
Tipo: Dissertação
Título: Criação de videoaulas enquanto prática do multiletramento digital: uma proposta de formação voltada aos docentes
Autor(es): Silva, Daniela de Morais
Orientador: Barros Filho, Edgar Marçal de
Palavras-chave em português: Formação docente;Videoaulas;Letramento digital
Palavras-chave em inglês: Teacher training;Video classes;Digital literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Daniela de Morais. Criação de videoaulas enquanto prática do multiletramento digital: uma proposta de formação voltada aos docentes. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) são componentes fundamentais da sociedade contemporânea, permeando-a de modo crescente e transformando-a significativamente. As mudanças provocadas por essas tecnologias são observadas em diversos âmbitos, incluindo a educação, pois a maneira como acessamos informações, construímos conhecimento, aprendemos e ensinamos foi profundamente alterada no atual contexto tecnológico. Atualmente, há inúmeros tipos de Recursos Educacionais Digitais (REDs) disponíveis gratuitamente, que permitem às pessoas com acesso a dispositivos digitais aprender o que quiserem, quando quiserem. Dentre esses recursos, destacam-se as videoaulas, cuja popularidade, somada à rica linguagem audiovisual, as torna instrumentos de ensino com grande potencial para contribuir significativamente no processo de ensino e aprendizagem. Essa nova realidade exige reflexões sobre o papel das instituições formais de ensino e dos professores, que precisam formar cidadãos capazes de atuar ativamente na sociedade contemporânea. Tal objetivo só pode ser alcançado assegurando aos educandos a capacidade de utilizar criticamente as TDICs. Para isso, torna-se necessário prover aos docentes uma formação que desenvolva habilidades relacionadas ao letramento digital, capacitando-os a suprir as demandas de seus discentes. Levando em consideração esse contexto, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma oficina teórico-prática de criação de videoaulas, buscando simultaneamente capacitar seus participantes na produção de vídeos educativos autorais e no exercício de competências específicas de letramento digital. Para atingir esse objetivo, utilizou-se como metodologia o estudo de caso e a observação, com aplicação de questionários como instrumento de coleta de dados durante a oficina de criação de videoaulas voltadas para estudantes de um curso de graduação em Pedagogia. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a produção e publicação de um artigo que identificou propostas de formação docente para o desenvolvimento de REDs; o desenvolvimento e validação de uma proposta metodológica para a criação de videoaulas; o cumprimento do objetivo da oficina, que resultou na produção de dez videoaulas autorais pelos participantes; e, por fim, a criação de um produto educacional no formato de uma videoaula, apresentando a metodologia proposta e aplicada na oficina
Abstract: Information and Communication Digital Technologies (TDICs) are fundamental components of contemporary society, permeating it increasingly and transforming it significantly. The changes caused by these technologies are observed in various areas, including education, as the way we access information, build knowledge, learn, and teach has been profoundly altered in the current technological context. Today, there are numerous types of Digital Educational Resources (REDs) available for free, which allow people with access to digital devices to learn whatever they want, whenever they want. Among these resources, video lessons stand out, whose popularity, combined with the rich audiovisual language, makes them teaching tools with great potential to significantly contribute to the teaching and learning process. This new reality demands reflections on the role of formal educational institutions and teachers, who need to prepare citizens capable of acting actively in contemporary society. This objective can only be achieved by ensuring that students are capable of using ICDTs critically. To this end, it is necessary to provide teachers with training that develops skills related to digital literacy, enabling them to meet the demands of their students. Considering this context, this research aimed to develop a theoretical practical workshop for creating video lessons, simultaneously seeking to train participants in producing their own educational videos and in exercising specific digital literacy skills. To achieve this goal, case study and observation methodologies were used, with the application of questionnaires as a data collection tool during the video lesson creation workshop for students of a Pedagogy undergraduate course. Among the results obtained, the following stand out: the production and publication of an article identifying proposals for teacher training in the development of DERs; the development and validation of a methodological proposal for creating video lessons; the fulfillment of the workshop's objective, which resulted in the production of ten original video lessons by the participants; and, finally, the creation of an educational product in the form of a video lesson, presenting the proposed methodology applied in the workshop.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79628
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6132054557605607
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1015882558876646
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_dmsilva.pdf3,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.