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Tipo: Dissertação
Título: Efeitos da variação de parâmetros na vibração mecânica em condições simuladas de transporte de frangos de corte
Título em inglês: The effects of parameter variation regarding mechanical vibration in simulated broiler chicken transport
Autor(es): Macêdo, Luiza Diniz
Orientador: Barbosa Filho, José Antonio Delfino
Coorientador: Rodrigues, Rômulo do Nascimento
Palavras-chave em português: Vibração;Frangos de corte;Transporte
Palavras-chave em inglês: Vibration;Broiler chicken;Transportation;Welfare
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Data do documento: 2024
Citação: MACÊDO, Luiza Diniz. Efeitos da variação de parâmetros na vibração mecânica em condições simuladas de transportede frangos de corte. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Durante o transporte, os frangos de corte são submetidos a muitos fatores de estresse, dentre os quais se destaca aquele proveniente das vibrações mecânicas, que pode variar de acordo com o tipo de via, as condições do caminhão, distância, densidade de animais e condições ambientais. O campo de estudo, relativo à análise de vibração mecânica durante o transporte de frangos, ainda é escasso o que dificulta conhecer os verdadeiros impactos desta variável sobre eles. Esta pesquisa analisou parâmetros que influenciam a vibração mecânica proveniente do transporte de frangos de corte, tendo em vista toda a problemática relacionada aos elevados níveis de estresse a que esses animais são submetidos na etapa pré-abate, que poderão resultar em perdas na qualidade do produto final ou até em mortalidade. Foram realizadas análises laboratoriais, computacionais e testes em campo para analisar a influência das condições ambientais (temperatura e velocidade do ar), na vibração mecânica incidente. Para isso estipulou-se um modelo físico e computacional, visando a realização de testes sem envolver os animais, para simular as condições ambientais as quais as aves estariam submetidas durante o transporte. Buscou-se também identificar fatores que pudessem ser alterados durante as operações pré-abate, para que fosse garantido um maior bem-estar para os animais durante o transporte. Para os testes em campo, utilizou-se sensores fixados às caixas posicionadas na primeira e última posição de um empilhamento de 9 caixas, em pontos diagonais. Assim, foi possível constatar que o peso incidente nas caixas, posição em relação ao empilhamento e a localização dos animais na caixa de transporte influenciam tanto na frequência incidente quanto no valor de RMS obtido. Com relação ao impacto sofrido pelas caixas, avaliado nos testes de queda livre e derrubada, foi obtido um valor de 533,66 J, relativo à energia potencial resultante da queda. No teste em campo verificou-se que os valores de RMS ultrapassaram os valores estabelecidos como nocivos para seres humanos, com valores de 9,64, 0,67 e 4,29 m/s2, respectivamente nos eixos X, Y e Z. Já para a frequência incidente, durante os testes em laboratório, pode-se observar que as caixas mais afetadas foram as das extremidades (caixa da base e do topo da pilha). Os dados obtidos podem indicar, ao compará-los com índices de conforto vibracional para seres humanos, que animais expostos a estas condições estarão em situação de desconforto.
Abstract: During transportation, broiler chickens are subjected to high levels of stress, one of those stress sources is due the mechanical vibrations, it’s intensity can vary due the road conditions, lorry’s conditions, travel’s length, broiler chicken’s density inside the crate, and environmental conditions. The research field that encompasses mechanical vibration analysis during chicken transportation is still sparse, which makes challenging to know the true impacts of this variable on animals. This research analyzed parameters that influence the mechanical vibration from broiler chicken transportation, this analysis was conducted due to the high levels of stress that occurs during the pre-slaughter phase, which can result in problems like quality loss or even dead-on-arrival cases. Laboratory, computational, and field analysis were conducted, in order to analyze the influence of parameters and environmental conditions (temperature and airflow), on mechanical vibration. A physical and computational model was stipulated, thus avoiding subjecting animals to tests, in order to emulate the environmental conditions in which the broiler chickens are subjected during transportation. Furthermore, the goal was to identify the variables that could be changed or improved during pre-slaughter activities, in order to grant better welfare for the animal’s during transportation. The field analysis utilized sensors attached to crates on the first and last position on a 9-crate stack, in diagonal spots. Therefore, it was possible to access that the weight on top of the analyzed crate, position relative to the stack, and localization of the broiler chicken on the crate influence both the frequency and RMS value obtained. Concerning the impact that the crates received, measured on the free-fall and drag-and-drop tests, a value of 533.66 J were obtained, due the potential energy that resulted from the fall. During the field tests, it was possible to verify that the values of RMS surpassed the established values regarding human safety, observed values were 9.64, 0.67, and 4.29 m/s2 respectively on X, Y, and Z axis. The results obtained for incident frequency, during the laboratory tests, showed that the crates most affected were on both extremes of the stack (base crate and top crate). By comparing the obtained data with the vibrational comfort levels for humans, it is inferred that the animals subjected to these conditions are in a state of discomfort.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79602
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-1941-5244
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1448966135244890
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-9328-2021
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9068398878906966
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0002-3962-5492
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/9614082861655025
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGENA - Dissertações defendidas na UFC

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