Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79588
Tipo: Dissertação
Título: Análise fonológica em crianças em fase inicial de aquisição da linguagem durante a pandemia de covid-19
Autor(es): Rodrigues, Camila Matos Pirote
Orientador: Lima Júnior, Ronaldo Mangueira
Palavras-chave em português: Linguagem;Fonologia;Pandemia
Palavras-chave em inglês: Language;Phonology;Pandemic
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Data do documento: 2024
Citação: RODRIGUES, Camila Matos Pirote. Análise fonológica em crianças em fase inicial de aquisição da linguagem durante a Pandemia de Covid-19. 2024. 185 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar os possíveis efeitos do isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento fonológico de crianças de 3 a 4 anos de idade. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quali- quantitativa, com recorte transversal, que foi realizado em um Centro de Educação Infantil (CEI), localizado em Fortaleza, Ceará, de março a dezembro de 2023. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, tendo sido aprovado sob o parecer número 63625222.7.0000.5054. A partir dos estudos de Yavas (2001) e Lamprecht (2004), sobre a aquisição fonológica do português brasileiro, Michael Tomasello (2003), e discutida a partir da Teoria da Aquisição da Linguagem Baseada no Uso que relaciona a aquisição e desenvolvimento de repertórios verbais a um processo biológico e social. A pesquisa foi dividida em 3 etapas, para a coleta de dados, foi inicialmente aplicado um questionário abordando os aspectos pré, peri e pós-natais, físicos, sociais, culturais e emocionais buscando compreender como ocorreu a aquisição da linguagem e a influência da pandemia de COVID-19 para o seu desenvolvimento. Em um segundo momento, foi realizada a avaliação das estruturas do sistema estomatognático, com análise miofuncional orofacial de forma adaptada através do protocolo: Medeiros, Marchesan, Berrentin-Felix, Genaro, Rehder -Lactentes e pré- escolares – MMBGR e, por fim, aplicado o teste: Andrade, Befilopes, Fernandes, Wertzner: Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática – ABFW. Os dados foram analisados com base na estatística inferencial e descritiva, coletados pelo programa R. Os processos fonológicos encontrados neste estudo demonstraram que as crianças utilizaram estratégias de reparo simplificadoras abaixo do esperado para a idade cronológica, para lidar com as dificuldades nas produções. Esses processos são comuns no desenvolvimento, mas a persistência além da idade esperada requer investigação e alerta para os efeitos da pandemia no desenvolvimento linguístico das crianças.
Abstract: The objective of this research is to investigate the possible effects of social isolation resulting from the COVID-19 pandemic on the phonological development of children aged 3 to 4 years. This is a descriptive, qualitative-quantitative, cross-sectional study that was carried out at an Early Childhood Education Center (CEI), located in Fortaleza, Ceará, from March to December 2023. The study was submitted to the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará, and was approved under opinion number 7.0000.5054. Based on the studies of Yavas (2001) and Lamprecht (2004), on the phonological acquisition of Brazilian Portuguese, Michael Tomasello (2003), and discussed from the Theory of Use-Based Language Acquisition that relates the acquisition and development of verbal repertoires to a biological and social process. The research was divided into 3 stages, for data collection, a questionnaire was initially applied addressing the prenatal, peri and postnatal, physical, social, cultural and emotional aspects seeking to understand how language acquisition occurred and the influence of the COVID-19 pandemic on its development. In a second moment, the structures of the stomatognathic system were evaluated, with orofacial myofunctional analysis in an adapted way through the protocol: Medeiros, Marchesan, Berrentin-Felix, Genaro, Rehder -Infants and preschoolers – MMBGR and, finally, the test: Andrade, Befilopes, Fernandes, Wertzner: Child language test in the areas of phonology, vocabulary, fluency and pragmatics – ABFW. The data were analyzed based on the inferential statistics of the data collected by the R program. The phonological processes found in this study demonstrated that the children used simplifying repair strategies below the expected for their chronological age, to deal with the difficulties in productions. These processes are common in development, but persistence beyond the expected age requires investigation and awareness of the effects of the pandemic on children's language development.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79588
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8415843553020392
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-8610-0306
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9111629117384735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_cmprodrigues.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.