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Tipo: Dissertação
Título: A cultura maker na formação continuada de professores da rede municipal de educação de Pentecoste - CE: experiências e resultados
Autor(es): Ribeiro Neto, João
Orientador: Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Coorientador: Menezes, Daniel Brandão
Palavras-chave em português: Cultura maker;Construcionismo;Formação docente;Professores - Formação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Data do documento: 2024
Citação: RIBEIRO NETO, João. A cultura maker na formação continuada de professores da rede municipal de educação de Pentecoste - CE: experiências e resultados. 2024. 234 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Como objetivo deste trabalho, buscamos Investigar a Cultura Maker na Formação Continuada de professores da rede Municipal de Educação de Pentecoste/CE. Com o intuito de atender aos objetivos desta pesquisa, constituímos a seguinte questão norteadora: Quais as principais percepções, impactos e práticas pedagógicas de onze (11) professores da rede Municipal de Educação de Pentecoste/CE após a participação em uma oficina voltada a cultura maker com abordagem construcionista por meio da aplicação de sequências didáticas? Para o alcance dos resultados utilizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa por meio de questionários semiestruturados para analisar e interpretar os dados dos participantes da oficina. Portanto, foram aplicados questionários antes da oficina e após a oficina, ambos com a intenção de mapear os conhecimentos prévios, lacunas, avaliar a intervenção e verificar se os objetivos foram alcançados, respectivamente. Também aplicamos questionários que avaliam a oficina e o desempenho do professor mediador. As respostas foram coletadas por meio da ferramenta Google Forms e, para a análise dos dados de modo mais detalhado, utilizamos gráficos e tabelas. Ademais, para responder às questões subjetivas referentes as questões de pesquisa, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Em síntese, os resultados mostram que a cultura maker com sua abordagem construcionista e sequências didáticas, oferece um potencial enorme para a reflexão e transformação da prática pedagógica, mas ainda é pouco explorada na formação continuada de professores. Além disso, a aplicação de sequências didáticas construcionistas na perspectiva da cultura maker ainda é pouco explorada na formação de professores da Rede Municipal de Educação de Pentecoste/CE. Fica também evidenciado que a cultura maker com o uso de impressoras 3D e modelos digitais, ampliam o repertório do professor, bem como, enriquece o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando aos professores materializar conceitos abstratos de forma mais concreta e engajadora, superando as limitações dos meios tradicionais. Outro ponto que fica refletido nas respostas dos professores, é o ensino tradicional instituído dentro da escola, que por sua vez é fruto das práticas pedagógicas tradicionais aprendidas durante a sua formação profissional. Em suma, a oficina teve impacto positivo e oportunizou novas ideias e reflexões profundas ampliando significativamente as práticas pedagógicas dos professores, bem como, fomentou o surgimento de ideias inovadoras e o compartilhamento de experiências significativas associado à construção de projetos, a resolução de problemas e aos componentes curriculares. Podemos também ressaltar que a oficina leva um novo olhar para dentro da sala de aula.
Abstract: The objective of this study was to investigate the Maker Culture in the Continuing Education of teachers in the Municipal Education Network of Pentecoste/CE. In order to meet the objectives of this research, we established the following guiding question: What are the main perceptions, impacts and pedagogical practices of eleven (11) teachers from the Municipal Education Network of Pentecoste/CE after participating in a workshop focused on the maker culture with a constructionist approach through the application of didactic sequences? To achieve the results, we used a qualitative research approach through semi-structured questionnaires to analyze and interpret the data from the workshop participants. Therefore, questionnaires were applied before the workshop and after the workshop, both with the intention of mapping prior knowledge, gaps, evaluating the intervention and verifying whether the objectives were achieved, respectively. We also applied questionnaires that evaluated the workshop and the performance of the mediating teacher. The responses were collected through the Google Forms tool and, for a more detailed analysis of the data, we used graphs and tables. Furthermore, to answer the subjective questions regarding the research questions, we used Bardin's Content Analysis (1977). In summary, the results show that the maker culture, with its constructionist approach and didactic sequences, offers enormous potential for reflection and transformation of pedagogical practice, but it is still little explored in the continuing education of teachers. In addition, the application of constructionist didactic sequences from the perspective of the maker culture is still little explored in the training of teachers in the Municipal Education Network of Pentecoste/CE. It is also evident that the maker culture, with the use of 3D printers and digital models, expands the teacher's repertoire, as well as enriches the teaching-learning process, enabling teachers to materialize abstract concepts in a more concrete and engaging way, overcoming the limitations of traditional means. Another point that is reflected in the teachers' responses is the traditional teaching instituted within the school, which in turn is the result of traditional pedagogical practices learned during their professional training. In short, the workshop had a positive impact and provided opportunities for new ideas and in-depth reflections, significantly expanding teachers' pedagogical practices, as well as fostering the emergence of innovative ideas and the sharing of significant experiences associated with project development, problem-solving, and curricular components. We can also emphasize that the workshop brings a new perspective to the classroom.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79446
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0512183585660835
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/8450083821283590
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

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