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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79415
Tipo: | TCC |
Título: | Metodologias ativas e ensino do jornalismo: satisfação dos discentes com a metodologia opcional de avaliação no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará |
Autor(es): | Barata, Giselly Correa |
Orientador: | Sousa, Diógenes Lycarião Barreto de |
Palavras-chave em português: | Divulgação científica;Metodologias ativas;Ensino do jornalismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | BARATA, Giselly Correa. Metodologias ativas e ensino do jornalismo: satisfação dos discentes com a metodologia opcional de avaliação no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Entendida como a veiculação de informações sobre ciência e tecnologia a um público em geral, através de recursos, técnicas e meios diversificados (Ribeiro e Kawamura, 2006), a divulgação científica não é tarefa fácil e exige arcabouço teórico e técnico. Dito isso, é possível inserir a divulgação científica no processo de ensino-aprendizagem? Uma experiência nesta direção tem sido experimentada com o Metodologia Opcional de Avaliação (MOP), em disciplinas do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, a partir de uma adaptação metodologia baseada em aprendizagem entre pares (“Peer Instruction”), do físico Eric Mazur. Nela, os estudantes são estimulados à criação de produtos de divulgação científica para o público amplo, que podem ser verbetes da Wikipédia, episódios de podcasts, traduções e vídeos originais. Portanto, esta pesquisa dedica-se à percepção de satisfação dos estudantes da disciplina de Teorias do Jornalismo, no ano de 2023, com a MOP no âmbito da disciplina de Teorias do Jornalismo. Para tanto, investe na Análise de Conteúdo das respostas dos formulários da Participação na Avaliação do Desempenho Docente (PADD), respondido por 68 estudantes. De forma geral, a metodologia é bem avaliada, com indicativo de aumento no engajamento dos estudantes, bem como se sentem mais instigados a aperfeiçoar habilidades para comunicar ciência. Entretanto, não é unanimidade, com pontos de melhoria, com registro de falta de clareza do método, desconforto pessoal e demanda por mais atividades em grupo, por exemplo. A pesquisa registra e posiciona a experiência como prática extensionista do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, além de apontar caminhos para o aperfeiçoamento da Metodologia Opcional de Avaliação. |
Abstract: | Understood as the dissemination of information about science and technology to a general public, through diverse resources, techniques and means (Ribeiro and Kawamura, 2006), scientific dissemination is not an easy task and requires a theoretical and technical framework. That said, is it possible to include scientific dissemination in the teaching-learning process? An experience in this direction has been tried with the Optional Assessment Methodology (MOP), in subjects of the Journalism course at the Federal University of Ceará, based on an adaptation methodology based on peer learning (“Peer Instruction”), from the physicist Eric Mazur. In it, students are encouraged to create scientific dissemination products for a broad audience, which can be Wikipedia entries, podcast episodes, translations and original videos. Therefore, this research is dedicated to the perception of satisfaction of students in the Journalism Theories discipline, in the year 2023, with the MOP within the scope of the Journalism Theories discipline. To this end, it invests in Content Analysis of the responses to the Participation in Teaching Performance Assessment (PADD) forms, answered by 68 students. In general, the methodology is well evaluated, with an indication of an increase in student engagement, as well as feeling more encouraged to improve skills to communicate science. However, it is not unanimous, with points for improvement, with a record of lack of clarity of the method, personal discomfort and demand for more group activities, for example. The research records and positions the experience as an extension practice of the Journalism course at the Federal University of Ceará, in addition to pointing out ways to improve the Optional Assessment Methodology. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79415 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/2064071332873145 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9356403913755132 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | JORNALISMO - Monografias |
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