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Tipo: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas transformadoras: um olhar sobre a transexualidade com profissionais que fazem parte do comitê territorial de Sobral – Ce
Autor(es): Marques, Francisca Liciane
Orientador: Martins, Ana Carolina Borges Leão
Palavras-chave em português: Práticas pedagógicas;Transexualidade;Transexualidade
Palavras-chave em inglês: Pedagogical practices;Transgender identity;Gender
Data do documento: 2024
Citação: MARQUES, Francisca Liciane. Práticas pedagógicas transformadoras: um olhar sobre a transexualidade com profissionais que fazem parte do comitê territorial de Sobral – Ce. 2024. 41 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2024.
Resumo: Essa pesquisa investiga como as práticas pedagógicas dos profissionais que fazem parte do núcleo escolar podem impactar negativamente ou positivamente o atendimento a pessoas trans em outros equipamentos das redes públicas de Sobral, por meio dos diários de campo desenvolvidos durante o curso de extensão “Um diálogo entre gênero e transexualidade na infância e adolescência em um contexto escolar”, que teve uma carga horária de 30 horas/aula. Tivemos a participação de profissionais do Comitê Territorial I de Sobral, escolhidos pelos gestores de cada equipamento. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa-intervenção, utilizando o diário de campo como principal instrumento de coleta de dados. Esse método permitiu a conexão entre a realidade vivenciada e a teoria existente, facilitando a compreensão dos aprendizados adquiridos, das intervenções realizadas e das reflexões elaboradas durante o curso, sem expor qualquer participante e preservando a ética da pesquisa. Para referência futura, essa abordagem estimula a produção de estudos sobre gênero e transexualidade que contribuam para a emergência das vozes e corpos de pessoas trans no contexto educacional. As categorias utilizadas para realizar o percurso teórico e os resultados foram: gênero ecorpo, identidade e práticas pedagógicas voltadas à temática da transexualidade e escola. As discussões e resultados revelaram que o poder disciplinar e a biopolítica perpetuam normas de gênero heteronormativas, dificultando a inclusão de debates sobre diversidade nos currículos de formação de professores. Foi evidenciado a dificuldade dos profissionais em tornar a temática sobre transexualidade algo necessário dentro da escola. A resistência dos participantes em abordar temas de diversidade destaca a necessidade de um aprendizado contínuo. A religião também se apresentou como fator de extrema influência diante das práticas dos profissionais, dificultando a separação do pessoal e o profissional. Além disso, a patologização nos discursos dos participantes dificulta o acolhimento de pessoas trans nas instituições educacionais e em outros equipamentos da rede, evidenciandoa resistência à discussão de práticas inclusivas.
Abstract: This research investigates how the pedagogical practices of professionals who work in schools can have a positive or negative impact on the care provided to trans people in other public schools in Sobral, through field diaries developed during the extension course “A dialogue between gender and transsexuality in childhood and adolescence in a school context”, which had a workload of 30 hours/class. Professionals from Sobral’s Territorial Committee I participated, chosen by the managers of each school. The methodology adopted is based on intervention research, using the field diary as the main instrument for data collection. This method allowed for the connection between the reality experienced and the existing theory, facilitating the understanding of the lessons learned, the interventions carried out andthe reflections developed during the course, without exposing any participant and preserving the ethics of the research. For future reference, this approach encouragesthe production of studies on gender and transsexuality that contribute to the emergence of the voices and bodies of trans people in the educational context. The categories used to conduct the theoretical course and the results were: gender and body, identity and pedagogical practices focused on the theme of transsexuality and school. The discussions and results revealed that disciplinary power and biopolitics perpetuate heteronormative gender norms, making it difficult to include discussionson diversity in teacher training curricula. The difficulty professionals have in making the topic of transsexuality a necessary part of school was highlighted. The participants' resistance to addressing diversity issues highlights the need for continuous learning. Religion also appeared as a factor of extreme influence on the professionals' practices, making it difficult to separate the personal from the professional. In addition, the pathologization in the participants' discourses makes it difficult to welcome trans people into educational institutions and other facilities in thenetwork, evidencing the resistance to discussing inclusive practices.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79371
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1874500479020249
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-6758-9508
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6406427672103754
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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