Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNunes, Fátima Miranda-
dc.contributor.authorSampaio, Fabio Emmanuel de Paulo-
dc.date.accessioned2025-01-09T18:04:22Z-
dc.date.available2025-01-09T18:04:22Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Fabio Emmanuel de Paulo. Desenvolvimento de habilidades cognitivas entre estudantes do ensino médio noturno, utilizando uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) sobre a qualidade do leite. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79325-
dc.description.abstractExperimentation in chemistry teaching, often limited to demonstrations and verifications, wastes the potential of this tool for building scientific knowledge and developing cognitive skills. In view of this, the general aim of this research was to investigate the impact of an Investigative Teaching Sequence (ITS) on milk quality on the development of cognitive skills in evening high school students. A qualitative methodology was adopted, based on content analysis of lesson recordings, investigation plans drawn up by the students and characterization reports. The results revealed that SEI, despite the difficulties faced in implementation, such as lack of time and the students' initial resistance to reading, contributed to the development of cognitive skills, especially in the domains of “Problem” and “Data recording and analysis”. The students showed greater engagement and curiosity during the experimental activities, building a more critical and contextualized understanding of milk quality. The research reinforces the importance of investigative experiments as a strategy for teaching chemistry in a more meaningful way and for training more aware citizens.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de habilidades cognitivas entre estudantes do ensino médio noturno, utilizando uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) sobre a qualidade do leitept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA experimentação no ensino de Química, frequentemente limitada a demonstrações e verificações, desperdiça o potencial dessa ferramenta para a construção do conhecimento científico e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o impacto de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) sobre a qualidade do leite no desenvolvimento de habilidades cognitivas em estudantes do ensino médio noturno. A metodologia qualitativa foi adotada com base na análise de conteúdo de gravações de aulas, planos de investigação elaborados pelos alunos e laudos caracterizadores. Os resultados revelaram que a SEI, mesmo com as dificuldades enfrentadas na implementação, como a falta de tempo e a resistência inicial dos alunos à leitura, contribuiu para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, principalmente nos domínios de "Problema" e "Registro e análises de dados". Os alunos demonstraram maior engajamento e curiosidade durante as atividades experimentais, construindo uma compreensão mais crítica e contextualizada sobre a qualidade do leite. A pesquisa reforça a importância do experimento investigativo como estratégia para um ensino de Química mais significativo e para a formação de cidadãos mais conscientes.pt_BR
dc.title.enDevelopment of cognitive skills among high school students evening, using an Investigative Teaching Sequence (SEI) on the milk qualitypt_BR
dc.subject.ptbrHabilidades cognitivaspt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de químicapt_BR
dc.subject.ptbrQualidade do leitept_BR
dc.subject.ptbrEnsino investigativopt_BR
dc.subject.enCognitive skillspt_BR
dc.subject.enChemistry teachingpt_BR
dc.subject.enMilk qualitypt_BR
dc.subject.enInvestigative teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2254699564143457pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8529079648644309pt_BR
local.date.available2025-01-09-
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_fepsampaio.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.