Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79229
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Christian Dennys Monteiro de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Hanna Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-23T20:27:56Z | - |
dc.date.available | 2024-12-23T20:27:56Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Hanna Almeida. Do diagnóstico à intervenção: um estudo sobre a avaliação da aprendizagem em Geografia na escola de Ensino Médio Liceu de Messejana (Fortaleza-CE). 2024. 18 f. TCC (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79229 | - |
dc.description.abstract | This article focuses on the analysis of current learning assessment methodologies in Geography, with an emphasis on proposing interventions based on the results obtained through the application of activities that allowed for the collection, processing, systematization, analysis and interpretation of assessment data. The general objective of this research was to analyze the process of assessing learning in Geography at a public high school located in Fortaleza-CE. Students were assessed based on content related to the analysis of geographical space, the dynamics of society and associated economic issues, considering the need to fulfill this content during the research period. The data was collected at the institution that was the locus of the research, taking into account the context of the school, the place where the students live and the challenges faced due to the scarcity of resources for the successful development of activities related to learning assessment. Based on this, the methodology adopted was action research, focused on interaction with the object of study in order to understand, analyze and propose solutions. The analysis of the data from the activities carried out provided an understanding of the assessment methodologies in use in that context, identifying learning gaps in specific geographical subjects and generating reflections on the need for appropriate interventions, both in terms of developing student learning and aspects of professional training on the subject of school learning assessment. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do diagnóstico à intervenção: um estudo sobre a avaliação da aprendizagem em Geografia na escola de Ensino Médio Liceu de Messejana (Fortaleza-CE) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo foi orientado à análise das atuais metodologias de avaliação da aprendizagem em Geografia, com ênfase na proposição de intervenções a partir dos resultados obtidos por meio da aplicação de atividades que permitiram a coleta, o tratamento, a sistematização, a análise e a interpretação de dados avaliativos. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o processo de avaliação da aprendizagem em Geografia em uma instituição pública de ensino médio localizada em Fortaleza-CE. Os alunos foram avaliados com base em conteúdos relacionados à análise do espaço geográfico, dinâmica da sociedade e questões econômicas associadas, considerando a necessidade de cumprimento desses conteúdos durante o período da pesquisa. Os dados foram coletados na instituição lócus da pesquisa, levando-se em conta o contexto da escola, o lugar de vivência dos alunos e os desafios enfrentados devido à escassez de recursos para o sucesso do desenvolvimento de atividades relacionadas à avaliação da aprendizagem. Com base nisso, a metodologia adotada foi a pesquisa-ação, focada na interação com o objeto de estudo para compreender, analisar e propor soluções. A análise dos dados das atividades realizadas proporcionou uma compreensão das metodologias avaliativas em uso naquele contexto, identificando lacunas de aprendizagem em temas geográficos específicos e gerando reflexões sobre a necessidade de intervenções adequadas, tanto no sentido do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, quanto em aspectos de formação profissional sobre a temática de avaliação da aprendizagem escolar. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Dados educacionais | pt_BR |
dc.subject.en | Geography teaching | pt_BR |
dc.subject.en | Learning assessment | pt_BR |
dc.subject.en | Educational data | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
local.author.lattes | https://lattes.cnpq.br/2505177458811848 | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8025-2045 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6672867433887720 | pt_BR |
local.date.available | 2024-12-23 | - |
Aparece en las colecciones: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Artigo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_hasousa.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.