Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBueno, André Valente-
dc.contributor.authorSousa, Renno de Holanda-
dc.date.accessioned2024-12-23T18:21:00Z-
dc.date.available2024-12-23T18:21:00Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUSA, Renno de Holanda. Modelagem de um veículo elétrico de alcance estendido (REEV) utilizando um motor de ignição por compressão de carga homogênea (HCCI) a etanol. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79224-
dc.description.abstractThis study analyzed the behavior of different configurations of a REEV, adopting two distinct power sets fueled by ethanol: one operating as a spark-ignition engine and the other in HCCI mode. The simulations were performed in Realis IGNITE software, and the emissions treatment was conducted by a Python program. The computational model of the conventional vehicle showed satisfactory results in fuel consumption, with less than 1% validation error, while the three-way catalyst model had a maximum error of less than 3%. The results obtained with the power set operating in HCCI mode were also satisfactory, showing superior performance to the other configuration, with lower fuel consumption and pollutant emissions within the limits reported in the literature.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelagem de um veículo elétrico de alcance estendido (REEV) utilizando um motor de ignição por compressão de carga homogênea (HCCI) a etanolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisou o comportamento de diferentes configurações de um REEV, com a adoção de dois conjuntos de potência distintos alimentados por etanol: um operando como motor de ignição por faísca e outro operando em modo HCCI. As simulações ocorreram no software Realis IGNITE, e o tratamento das emissões foi realizado por um programa em Python. O modelo computacional do veículo convencional apresentou resultados satisfatórios no consumo de combustível, com menos de 1% de erro de validação, enquanto o modelo do catalisador de três vias teve um erro máximo inferior a 3%. Os resultados obtidos com o conjunto de potência operando em modo HCCI também foram satisfatórios, com o mesmo apresentando um desempenho superior ao da outra configuração, com menor consumo de combustível e com emissões de poluentes que ficaram dentro dos limites reportados na literatura.pt_BR
dc.title.enModeling of an range extended electric vehicle (REEV) using a homogeneous charge compression ignition (HCCI) engine with ethanolpt_BR
dc.subject.ptbrBiocombustíveispt_BR
dc.subject.ptbrMotores de ignição por compressão de carga homogênea (HCCI)pt_BR
dc.subject.ptbrVeículos elétricos de longo alcance (REEV)pt_BR
dc.subject.ptbrVeículos elétricospt_BR
dc.subject.ptbrEmissões de Veículospt_BR
dc.subject.enBiomass energypt_BR
dc.subject.enHomogeneous charge compression ignition engines (HCCI)pt_BR
dc.subject.enExtended range electric vehicles (REEV)pt_BR
dc.subject.enElectric vehiclespt_BR
dc.subject.enVehicle Emissionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-7916-2533pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8187121306295670pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5083-5872pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7255751296587016pt_BR
local.date.available2024-12-16-
Aparece nas coleções:DEME - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_rhsousa.pdfDissertação de Renno de Holanda Sousa14,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.