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dc.contributor.advisorBertoncini, Bruno Vieira-
dc.contributor.authorSantos, João Evangelista Dantas dos-
dc.date.accessioned2024-12-23T17:19:32Z-
dc.date.available2024-12-23T17:19:32Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSANTOS, João Evangelista Dantas dos. Análise da vulnerabilidade da rede viária urbana na acessibilidade do transporte urbano de cargas sob a ótica da emissão de CO2. 2024. 142 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79221-
dc.description.abstractUrban mobility in large cities faces significant challenges due to congestion, which impacts the economy, the environment, and public health, exacerbated by rapid urbanization. In Brazil, urban freight transport has been the focus of public policies for its contribution to CO2 emissions. Factors such as the vulnerability of the road network, intensified by floods and accidents, compromise the operational efficiency of this sector, highlighting the need to balance operational and environmental costs in sustainable transport. Proper urban planning and efficient vehicle flow management are essential to mitigate congestion and reduce pollution, demanding an integrated approach that considers economic, spatial, and environmental aspects. This study aims to analyze the vulnerability of the urban road network and its influence on the accessibility of urban freight transport, focusing on CO2 emissions. To this end, studies will be conducted involving: the analysis of the impacts of road network topological characteristics on route choice; the investigation of how these configurations affect the vulnerability and accessibility of freight transport; and the evaluation of the impact of road network vulnerability on CO2 emissions associated with urban freight transport. Chapter 2 identifies factors that increase the vulnerability of the road network for freight transport. Results indicate that poor infrastructure, congestion, and circulation restrictions are the main vulnerability factors, with lack of maintenance and proper planning being critical for safety and efficiency. Chapter 3 analyzes how vulnerability affects road network accessibility, showing that vulnerable areas have reduced accessibility, resulting in longer travel times and operational costs. It is suggested that investments in infrastructure and traffic management policies can improve accessibility. Chapter 4 examines the relationship between accessibility and vulnerability of the urban network, considering different topological configurations and impedances for freight vehicles, evaluating the impact on CO2 emissions. Adapting an integrated indicator of emissions and travel time provides a detailed analysis. Results are fundamental for urban planning, showing that irregular road networks are more vulnerable to disruptions, leading to chaotic traffic redistribution, while regular networks maintain temporary balance but develop new vulnerabilities in the long term. The analysis of vulnerability and its consequences on CO2 emissions highlights the importance of restrictive measures to promote more sustainable and efficient urban freight transport systems.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise da vulnerabilidade da rede viária urbana na acessibilidade do transporte urbano de cargas sob a ótica da emissão de CO2pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA mobilidade urbana nas grandes cidades enfrenta desafios significativos devido aos congestionamentos, que impactam a economia, o meio ambiente e a saúde pública, agravados pela rápida urbanização. No Brasil, o transporte urbano de cargas tem sido alvo de políticas públicas por contribuir para as emissões de CO2. Fatores como a vulnerabilidade da rede viária, intensificada por inundações e acidentes, comprometem a eficiência operacional desse setor, destacando a necessidade de equilibrar custos operacionais e ambientais no transporte sustentável. Um planejamento urbano adequado e uma gestão eficiente do fluxo de veículos são essenciais para mitigar congestionamentos e reduzir a poluição, demandando uma abordagem integrada que considere aspectos econômicos, espaciais e ambientais. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a vulnerabilidade da rede viária urbana e sua influência na acessibilidade do transporte urbano de cargas, com foco na emissão de CO2. Para isso, serão realizados estudos que envolvem: a análise dos impactos das características topológicas da rede viária na escolha de caminhos; a investigação de como essas configurações afetam a vulnerabilidade e a acessibilidade do transporte de cargas; e a avaliação do impacto da vulnerabilidade viária na emissão de CO2 associada ao transporte urbano de cargas. A identificação dos fatores que aumentam a vulnerabilidade da rede viária para o transporte de cargas, indicam que infraestrutura deficiente, congestionamentos e restrições de circulação são os principais fatores de vulnerabilidade, com falta de manutenção e planejamento adequado sendo críticos para a segurança e eficiência. A análise da vulnerabilidade e em como afeta a acessibilidade da rede viária, mostram que áreas vulneráveis apresentam acessibilidade reduzida, resultando em maiores tempos de deslocamento e custos operacionais. Sugere-se que investimentos em infraestrutura e políticas de gestão de tráfego podem melhorar a acessibilidade. A avaliação da relação entre acessibilidade e vulnerabilidade da rede urbana, considerando diferentes configurações topológicas e impedâncias para veículos de carga, avaliando o impacto na emissão de CO2, ajudam na elaboração de um indicador integrado de emissão e tempo de viagem fornece uma análise detalhada. Esses resultados são fundamentais para o planejamento urbano, mostrando que redes viárias irregulares são mais vulneráveis a interrupções, levando a redistribuição caótica do tráfego, enquanto redes regulares mantêm equilíbrio temporário, mas desenvolvem novas vulnerabilidades a longo prazo. A análise de vulnerabilidade e suas consequências nas emissões de CO2 destaca a importância de medidas restritivas para promover sistemas de transporte urbano de carga mais sustentáveis e eficientes.pt_BR
dc.subject.ptbrTransporte de cargapt_BR
dc.subject.ptbrAnálise de vulnerabilidadept_BR
dc.subject.ptbrSistema viáriopt_BR
dc.subject.ptbrPoluentes do arpt_BR
dc.subject.enCargo transportationpt_BR
dc.subject.enVulnerability analysispt_BR
dc.subject.enRoad systempt_BR
dc.subject.enAir pollutantspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0866-0903pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9937814295328408pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1434-1960pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3683357029229928pt_BR
local.date.available2024-08-29-
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