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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79205
Tipo: | TCC |
Título: | Aspectos da demanda de veículos leves no Estado do Ceará e no Brasil no período de 2007 a 2017 |
Autor(es): | Silva, Alisson Pedro Santos |
Orientador: | Silva, José Henrique Felix |
Palavras-chave em português: | Demanda de Veículos Leves;PIB;Taxa de Câmbio;IPI |
Palavras-chave em inglês: | Vehicles Demand;GDP;Exchange Rate;Vehicles Taxes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SILVA, Alisson Pedro Santos. Aspectos da demanda de veículos leves no Estado do Ceará e no Brasil no período de 2007 a 2017. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018 |
Resumo: | Este trabalho teve o objetivo de estudar os principais aspectos da demanda de veículos leves no Estado do Ceará e no Brasil, entre os anos de 2007 a 2017. Os dados das principais marcas mais vendidas foram coletados do Anuário 2018 da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) e do Anuário 2018 da Associação Nacional de Veículos Automotores (ANFAVEA). Os dados de Produto Interno Bruto (PIB) são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados de câmbio e de taxa de juros são do Banco Central do Brasil (BACEN). Os dados de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foram da própria ANFAVEA. Utilizou-se a metodologia exploratória e descritiva , os dados analisados para o impacto das vendas de veículos leves foram Produto Interno Bruto (PIB), Taxa de Câmbio, Taxa de Juros na Aquisição de Veículos e Imposto sobre Produto Industrializados (IPI). Verificou-se que através das varáveis mencionadas, as vendas de veículos leves, durante o período, tiveram desempenho bem distintos, teve seu melhor resultado de toda sua história, e durante período na queda da renda do consumidor, teve retração, a chegar no patamar inferior ao início da series histórica estudada. Nota-se que ao após a retomada do crescimento do PIB em 2017 as vendas de veículos leves sofrem com impacto negativo com a perca da renda dos anos anteriores. |
Abstract: | This work aims to demonstrate the main aspects of light vehicle sales in the state of Ceará and Brazil between 2007 and 2017. Data were gathered from the National Federation of Motor Vehicles (FENABRAVE) - available in the FENABRAVE Yearbook of 2018 - of the National Association of Motor Vehicles (ANFEAVA) - made available in the ANFEAVA 2018 Yearbook, of the brands that hold more than 80% of the sales of Brazil and Ceará in the aforementioned period. Using the exploratory and descriptive methodology, the data analyzed for the impact of light vehicle sales were Gross Domestic Product (GDP), Exchange Rate, Vehicle Acquisition Interest Rate and Industrialized Product Tax (IPI). It was verified that through the variables mentioned, the sales of light vehicles, during the period, performed very well, had its best result in all its history, and during a period in the fall of the consumer's income, there was retraction, reaching the threshold lower than the beginning of the historical series studied. It is noted that after the resumption of GDP growth in 2017, light vehicle sales suffered a negative impact on the loss of income in previous years. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79205 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2827215529040502 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
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