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dc.contributor.advisorLima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales de-
dc.contributor.authorInsaurralde, Paula Andréia Bezerra-
dc.date.accessioned2024-12-05T19:07:36Z-
dc.date.available2024-12-05T19:07:36Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationINSAURRALDE, Paula Andréia Bezerra. Gestão municipal e desenvolvimento rural no Ceará. 2024. 164 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79079-
dc.description.abstractRural development is not just limited to agriculture, but also encompasses social, economic, environmental and infrastructure issues. To be achieved, there must be a network of connected agents where each one performs their specific functions. Among these agents, local public authorities have received little attention from researchers interested in developing rural development models. This is a gap given that studies prove the importance of municipal government, via the implementation of management instruments, for the effectiveness of sectoral policies in education, health and public security. It should also be noted that the impacts on rural development generated by good municipal management can spread to neighboring municipalities, promoting gains for the region's population as a whole. In this scenario, the research hypothesis is that municipal agricultural management is a determining factor for the rural development of the municipality, with consequences for neighboring municipalities. Thus, the general objective is to analyze the importance of municipal agricultural management for rural development in Ceará. To this end, secondary data on a municipal scale were used. Systems of indicators distributed in dimensions of municipal management of agriculture and rural development were analyzed and from them metrics of the two concepts were obtained, represented by the indices: Minicipal Agricultural Management Index (IGAP) and Rural Development Index. The relationship between IGAP and IDR was analyzed using linear correlation coefficient and bivariate spatial analysis statistics, specifically Global Moran Index and bivariate LISA. The results showed low levels of implementation of agricultural support instruments by local authorities. It was also observed that the majority of municipalities are in classes with a low level of rural development. The spatial analysis highlighted the heterogeneity between municipalities. A very small group finds itself in a favorable situation of higher levels of both public agricultural management and rural development. In most municipalities, the hypothesis that rural development is associated with agricultural management, with spillovers to neighboring municipalities, was refuted. In this way, it was possible to conclude that, in general, the actions of local authorities are not managing to significantly impact local indicators of rural development and are not even managing to intervene in the conditions of their neighbors. The exceptions identified in the hotpot clusters (15 municipalities distributed in the intermediate regions of Fortaleza, Quixadá and Juazeiro do Norte) can serve as a model for implementing strategies to reverse the deficient situation observed in the rest of the State.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGestão municipal e desenvolvimento rural no Cearápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorCabral, Nájila Rejanne Alencar Julião-
dc.description.abstract-ptbrO desenvolvimento rural não se limita apenas à produção agrícola, mas também abrange questões sociais, econômicas, ambientais e de infraestrutura. Para ser alcançado deve existir uma rede de agentes conectados onde cada um exerça suas funções específicas. Dentre esses agentes, o poder público local tem recebido pouca atenção dos pesquisadores interessados em elaborar modelos de desenvolvimento rural. Trata-se de uma lacuna dado que estudos comprovam a importância do governo municipal, via implementação de instrumentos de gestão, para a efetividade de políticas setoriais na educação, saúde, segurança pública. Ressalta-se ainda, que os impactos ao desenvolvimento rural gerados por uma boa gestão municipal podem se desdobrar para municípios vizinhos promovendo ganhos para a população da região como um todo. Nesse cenário, a hipótese da pesquisa é que a gestão municipal da agropecuária é um fator determinante para o desenvolvimento rural do município, com desdobramentos para os municípios vizinhos. Assim, o objetivo geral é analisar a importância da gestão municipal da agropecuária para o desenvolvimento rural no Ceará. Para tanto, foram utilizados dados secundários em escala municipal. Sistemas de indicadores distribuídos em dimensões da gestão municipal da agricultura e do desenvolvimento rural foram analisados e a partir deles foram obtidas métricas dos dois conceitos, representadas pelos índices: Índice de Gestão Municipal da Agropecuária (IGAP) e Índice de Desenvolvimento Rural. A relação entre IGAP e IDR foi analisada por meio de coeficiente de correlação linear e estatísticas de análise espacial bivariada, especificamente Índice de Moran Global e LISA bivariados. Os resultados mostraram baixos níveis de implementação de instrumentos de apoio à agropecuária, por parte do poder local. Observou-se ainda que a maioria dos municípios se encontra em classes de baixo nível de desenvolvimento rural. A análise espacial evidenciou a heterogeneidade entre os municípios. Um grupo muito pequeno se encontra na situação favorável de níveis mais altos tanto de gestão pública da agropecuária quanto de desenvolvimento rural. Na maior parte dos municípios a hipótese de que o desenvolvimento rural está associado à gestão da agropecuária, com transbordamentos para os municípios vizinhos foi refutada. Dessa forma foi possível concluir que, de modo geral, a atuação do poder local não está conseguindo impactar de forma significativa os indicadores locais de desenvolvimento rural e nem está conseguindo intervir nas condições de seus vizinhos. As exceções identificadas nos clusters hotpots (15 municípios distribuídos nas regiões intermediárias de Fortaleza, Quixadá e Juazeiro do Norte) podem servir de modelo para a implementação de estratégias para reverter o quadro deficiente observado no restante do Estado.pt_BR
dc.title.enMunicipal management and rural development in Cearápt_BR
dc.subject.ptbrGestão públicapt_BR
dc.subject.ptbrAgropecuáriapt_BR
dc.subject.ptbrDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subject.ptbrAnálise espacialpt_BR
dc.subject.enPublic managementpt_BR
dc.subject.enAgriculturept_BR
dc.subject.enRural developmentpt_BR
dc.subject.enSpatial analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9402748886668880pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7172491133426747pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4069425289882917pt_BR
local.date.available2024-12-05-
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