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Tipo: TCC
Título: Residência pedagógica em educação física escolar no ensino remoto: relações de gênero e sexualidades na abordagem do esporte
Título em inglês: Pedagogical residency in school physical education during remote teaching: gender relations and sexualities in the sports approach
Autor(es): Bezerra Filho, Sergio Renato
Orientador: Venâncio, Luciana
Palavras-chave em português: Educação física escolar;Esportes coletivos;Ensino remoto;Gênero e sexualidades;Residência pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Data do documento: 2023
Citação: BEZERRA FILHO, Sergio Renato. Residência pedagógica em educação física escolar no ensino remoto: relações de gênero e sexualidades na abordagem do esporte. 2023. 60 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Durante a pandemia de COVID-19, a utilização do ensino remoto como método emergencial foi necessária. Com isso, surgiu a necessidade de investigar como esse formato de ensino emergencial conseguiu ser eficaz durante esse período, e se seria viável utilizá-lo em circunstâncias normais de ensino. Na Educação Física Escolar, o ensino remoto foi questionado de diversas formas, mas o processo de adaptação durante a pandemia fez com que professores(as) se reinventassem e se tornassem capazes de ministrar aulas sem o espaço físico e sem a maioria da parte prática dos conteúdos. Levando em consideração que a educação física proporciona diversos tensionamentos relacionados a gênero e sexualidades, seja pelo conteúdo, pelas aulas práticas ou pelas discussões propostas, foi percebida a necessidade de investigar as possibilidades, limitações e influências do ensino remoto nas questões de gênero e sexualidades na Educação Física Escolar. A pesquisa foi realizada com 50 alunos(as) do ensino médio de uma escola estadual, participante do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará, localizada em Fortaleza-Ceará. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado no laboratório de informática da escola. Os questionamentos seguiam o seguinte raciocínio: perguntas voltadas para a participação nas aulas de educação física durante o ensino remoto; perguntas voltadas para as temáticas de gênero e sexualidades na Educação Física Escolar; e perguntas relacionando educação física, gênero e sexualidades, além do conteúdo “esportes coletivos”. A partir da interpretação e reflexão sobre as respostas obtidas, foi constatado que as temáticas de gênero e sexualidades são de suma importância na Educação Física Escolar; na abordagem dos esportes coletivos, ainda existem muitos tensionamentos, utilização de metodologias segregadoras entre os gêneros e sexualidades; dentre as principais limitações do ensino remoto está sua acessibilidade, entretanto, pode ser considerado como um formato de ensino adequado e pode auxiliar nas discussões de gênero e sexualidades na Educação Física Escolar.
Abstract: During the COVID-19 pandemic, the use of remote teaching as an emergency method became necessary. As a result, there was a need to investigate how this emergency teaching format was able to be effective during this period and whether it would be viable to use it under normal teaching circumstances. In Physical Education classes, remote teaching was questioned in various ways, but the process of adaptation during the pandemic led teachers to reinvent themselves and become capable of delivering classes without physical space and the majority of practical aspects of the content. Considering that physical education raises various tensions related to gender and sexualities, whether through content, practical classes, or proposed discussions, there was a perceived need to investigate the possibilities, limitations, and influences of remote teaching on gender and sexualities in Physical Education classes. The research was conducted with 50 high school students from a state school participating in the Pedagogical Residence Program at the Federal University of Ceará, located in Fortaleza-Ceará. A questionnaire with open-ended and closed-ended questions was used, which was administered in the school's computer lab. The inquiries followed the following line of reasoning: questions focused on participation in physical education classes during remote teaching; questions focused on gender and sexualities in Physical Education classes; and questions relating physical education, gender, sexualities, and the content of "team sports." Based on the interpretation and reflection on the obtained responses, it was found that gender and sexualities are of utmost importance in Physical Education classes; in the approach to team sports, there are still many tensions and the use of segregating methodologies between genders and sexualities; among the main limitations of remote teaching is its accessibility; however, it can be considered as a suitable teaching format and can contribute to discussions on gender and sexualities in Physical Education classes.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79076
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6301084244708050
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2343126935338257
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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