Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Jovanka Soares Monteiro-
dc.contributor.authorPinheiro, Fabiane Elpídio de Sá-
dc.date.accessioned2024-11-27T18:17:15Z-
dc.date.available2024-11-27T18:17:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLOPES, Jovanka Soares Monteiro; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Infância atípica: a inclusão através da arte. IPREDI - Instituto da Primeira Infância: arte e primeira infância, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 10-12, abr. 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/79011. Acesso em: 27 nov. 2024.pt_BR
dc.identifier.issn2595-1114-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79011-
dc.description.abstractThe article “Atypical childhood: inclusion through art” highlights the importance of art from gestation onwards, in the process of interaction between parents and children, and its impact on the child's neurophysiological, cognitive, motor and emotional development, with an emphasis on early childhood . It highlights artistic expression in the family, educational and social context, being a therapeutic and inclusive tool, especially relevant for neurodivergent children, with hearing, visual and motor disabilities, mentioning resources and strategies used to stimulate skills in these children. It cites examples of overcoming of artists and public figures with disabilities, illustrating how art can be a powerful vehicle for the development of creativity, self-expression, critical thinking and the construction of identity and belonging. In short, artistic activity, with its universal character, should be widely explored as a means of inclusion and integral development in atypical childhood, promoting well-being and quality of life, not only for children, but also for their families.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIPREDE - Instituto da Primeira Infânciapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInfância atípica: a inclusão através da artept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo “Infância atípica: a inclusão através da arte” destaca a importância da arte desde a gestação, no processo de interação entre pais e filhos, e seu impacto no desenvolvimento neurofisiológico, cognitivo, motor e emocional da criança, com ênfase na primeira infância. Destaca a expressão artística no contexto familiar, educacional e social, sendo uma ferramenta terapêutica e inclusiva, especialmente relevante para crianças neurodivergentes, com deficiências auditivas, visuais e motoras, mencionando recursos e estratégias utilizadas para estimular habilidades nestas crianças. Cita exemplos de superação de artistas e figuras públicas com deficiência, ilustrando como a arte pode ser um veículo poderoso para o desenvolvimento da criatividade, autoexpressão, pensamento crítico e a construção de identidade e pertencimento. Em suma, a atividade artística, com seu caráter universal, deve ser amplamente explorada como meio de inclusão e desenvolvimento integral na infância atípica, promovendo o bem-estar e qualidade de vida, não só para as crianças, mas também para suas famílias.pt_BR
dc.subject.ptbrCrescimento e Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.ptbrCriançapt_BR
dc.subject.ptbrEstratégias de Saúdept_BR
dc.subject.ptbrTerapêuticapt_BR
dc.subject.ptbrArtept_BR
dc.subject.enGrowth and Developmentpt_BR
dc.subject.enChildpt_BR
dc.subject.enHealth Strategiespt_BR
dc.subject.enTherapeuticspt_BR
dc.subject.enArtpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7053-5930pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1808723654695941pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8186545910302684pt_BR
Aparece nas coleções:MPSMC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_art_jsmlopes.pdf183,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.