Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7893
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira Junior, Antonio Wellington de | - |
dc.contributor.author | Miranda Júnior, Edmilson Forte | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-03T15:39:05Z | - |
dc.date.available | 2014-04-03T15:39:05Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA JÚNIOR, Edmilson Forte. Sombra Projetada. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7893 | - |
dc.description.abstract | Projected Shadow is the first stage of a game. It is a interactive installation whose creation – an artistic process of research and execution – proposes a vision about an institutional space as a place where power is exercised. The purpose is to expose the process logic. To reveal the game. An interactive video projection works as a meta-dispositif to talk about the dispositif according to Michel Foucault. A concept that is discussed in a dialog with the “liberating” possibilities inherent to the “universe of technical images” presented in part of Vilém Flusser’s work. In this context the artist-researcher proposes a work that, through metaphor and the artistic procedure, invests on itself. The system created to the work proposes the initial stage of a game that, supported by a set of planned rules, depends on public’s voluntary participation to happen. Sombra Projetada is the investigation on how a technical device can be used in order to promote experiences of creation and freedom. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Cartography | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Arte interativa | pt_BR |
dc.subject | Sombras | pt_BR |
dc.subject | Cartografia multimídia | pt_BR |
dc.subject | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.title | Sombra Projetada | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Sombra projetada é a primeira fase de um jogo. Uma instalação interativa que propõe no seu processo de criação – pesquisa/realização artística – a visão sobre um espaço institucional como lugar de exercício de poder. A finalidade é expor a lógica do processo. Revelar o jogo. Uma projeção em vídeo interativa funciona como um meta-dispositivo para falar sobre o dispositivo segundo Michel Foucault. Conceito que é discutido em diálogo com as possibilidades “libertadoras” inerentes ao “universo das imagens técnicas” apresentado em parte do trabalho de Vilém Flusser. Nesse contexto o artista-pesquisador propõe uma obra que, por meio da metáfora e do fazer artístico, investe sobre si mesma. O sistema criado para a obra propõe a etapa inicial de um jogo que, apoiado em um conjunto de regras planejadas, depende da participação voluntária do público para se efetivar. É a investigação da tentativa de uso de um aparato técnico para a promoção de experiências criativas e de liberdade. | pt_BR |
dc.title.en | Projected Shadow | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013-DIS-EFMJUNIOR.pdf | 5,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.