Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, José Wellington Franco da-
dc.contributor.authorTorres Neto, Francisco de Souza-
dc.date.accessioned2024-11-18T11:37:31Z-
dc.date.available2024-11-18T11:37:31Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationTORRES NETO, Francisco de Souza. Aplicando gamificação em reciclagem de lixo eletrônico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Sistemas de Informação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2024. Disponível em: Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78903-
dc.description.abstractDue to technological evolution, electronic devices can be improved, making previous technologies obsolete. In addition, the incorrect handling of these products can damage them. These are some of the factors that lead to the improper disposal of these devices in the ecosystem. The lack of public policies that encourage or involve the population is an aspect that contributes to this improper disposal, especially when the population is not aware of the benefits of recycling. Electronic waste can be an important source of materials for reuse, especially in sustainable robotics, some of which have high value due to the composition of the materials and the environmental benefits of reusing raw materials. This work proposes an application called LixTec that implements gamification strategies with ranking and periodic reset of values. For validation, tests based on the Net Promoter Score (NPS) models, which assess satisfaction with the service and recommendation to other users, and the System Usability Scale (SUS), which evaluates the system’s usability, were used. The research carried out showed positive results. Users demonstrated a high level of satisfaction with the service offered by LixTec, as measured by the NPS, indicating that they would be willing to recommend the application to other people. In addition, the usability of the system was well evaluated through the SUS, indicating that users found the application intuitive and easy to use. These results validate the effectiveness of LixTec as a viable solution to promote the recycling of electronic waste through gamification techniques.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAplicando gamificação em reciclagem de lixo eletrônicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorVenceslau, Amanda Drielly Pires-
dc.description.abstract-ptbrDevido à evolução tecnológica, aparelhos eletrônicos podem ser aprimorados, tornando tecnologias anteriores obsoletas. Além disso, o manuseio incorreto desses produtos pode danificá-los. Estes são alguns dos fatores que levam ao descarte inadequado desses aparelhos no ecossistema. A falta de políticas públicas que incentivem ou envolvam a população é um aspecto que contribui para esse descarte inadequado, especialmente quando a população não está ciente dos benefícios da reciclagem. O lixo eletrônico pode ser uma fonte importante de materiais para reutilização, especialmente na robótica sustentável, alguns dos quais possuem alto valor devido à composição dos materiais e aos benefícios ambientais da reutilização da matéria-prima. Esse trabalho propõe um aplicativo chamado LixTec que implementa estratégias de gamificação com ranking e reset periódico de valores. Para validação foram utilizados testes baseados nos modelos Net Promoter Score (NPS), que avalia a satisfação com o serviço e a recomendação para outros usuários, e System Usability Scale (SUS), que avalia a usabilidade do sistema. As pesquisas realizadas mostraram resultados positivos. Os usuários demonstraram um alto nível de satisfação com o serviço oferecido pelo LixTec, conforme medido pelo NPS, indicando que estariam dispostos a recomendar o aplicativo para outras pessoas. Além disso, a usabilidade do sistema foi bem avaliada através do SUS, apontando que os usuários encontraram o aplicativo intuitivo e fácil de usar. Esses resultados validam a eficácia do LixTec como uma solução viável para promover a reciclagem de lixo eletrônico através de técnicas de gamificação.pt_BR
dc.subject.ptbrGamificaçãopt_BR
dc.subject.ptbrResíduos sólidospt_BR
dc.subject.ptbrLixo eletrônicopt_BR
dc.subject.ptbrLixTecpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpt_BR
local.date.available2024-
Aparece nas coleções:SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CRATEÚS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_fstorresneto.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.