Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78864
Tipo: Dissertação
Título: Papel didático-pedagógico dos recursos multimidiáticos nos materiais digitais de português língua materna nos anos iniciais
Autor(es): Vitalino, Gabriela da Silva
Orientador: Borges, Vládia Maria Cabral
Palavras-chave em português: Recursos multimidiáticos online;Ensino e aprendizagem de língua portuguesa nos anos iniciais
Palavras-chave em inglês: Online multimedia resources;Teaching and learning Portuguese language in the initial grades
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Data do documento: 2024
Citação: VITALINO, Gabriela da Silva. Papel didático-pedagógico dos recursos multimidiáticos nos materiais digitais de português língua materna nos anos iniciais. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Compreende-se que os espaços escolares vêm sofrendo modificações sem precedentes com o advento das tecnologias, trazendo, com isso, uma necessidade de atualização no modo como ensino e aprendizagem são construídos. O objetivo principal desta pesquisa é, pois, analisar os tipos de recursos multimidiáticos disponíveis em websites e de que forma esses recursos potencialmente podem facilitar ou favorecer o ensino e aprendizagem de português, nos anos iniciais, ao atenderem o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa se apoia nos estudos sobre o ensino de português como língua materna (Figueiredo, 2004; Soares, 2009; Almeida Filho, 2017; Stefano, 2015; e Kenski, 2006), no uso dos recursos multimidiáticos online no ensino e na aprendizagem de português em séries iniciais (Sousa Ferreira e Tinoco Cabral, 2011; Fluckiger, 1995; Chapman e Chapman, 2000; Díaz Noci e Salaverría, 2003; Almeida e Silva, 2011; Grinspun, 1999; e Andrade, Fernandes e Souza, 2019). O corpus é constituído por recursos multimidiáticos disponíveis em 3 websites para ensino e aprendizagem da língua portuguesa para estudantes e professores de séries iniciais (Brasil Escola, Ludo Educativo e HVirtua.). A seleção dos recursos multimidiáticos analisados é feita a partir da verificação desses websites, utilizando os seguintes critérios de seleção: websites voltados para ensino e prática da língua portuguesa para crianças; websites de acesso gratuito; websites que empregam recursos multimidiáticos; websites disponibilizados nos últimos 5 anos. A análise desses recursos é feita utilizando dois instrumentos elaborados com base em Borges (2011) e Martins e Borges (2015) que permitem identificar os tipos e as funções dos recursos multimidiáticos (Instrumento de Identificação) e os modelos/teorias/princípios de ensino de português para crianças que embasam as atividades desses recursos, através da avaliação de conteúdo e de metodologia (Instrumento de Análise). Como resultado, observa-se que os 3 websites refletem de forma satisfatória os procedimentos metodológicos referentes ao uso dos recursos multimidiáticos, tanto para ensino e aprendizagem da língua portuguesa quanto para a abordagem das séries iniciais do Ensino Fundamental. Isso ocorreu porque os dados resultam do fato de os recursos multimidiáticos dos 3 websites se apresentam como potenciais facilitadores da interação entre os alunos e o conteúdo abordado, trazendo um uso consciente e saudável das tecnologias digitais, estimulando o aprendizado de forma dinâmica e contextualizada. Todos eles dialogam com a realidade da maioria de seus alunos; sendo o Brasil Escola o que menos apresenta interação. Conclui-se que o uso de recursos multimidiáticos é essencial para a realidade escolar do aluno e do professor, além de caracterizar-se como uma importante ferramenta para se cumprir o que estabelece a BNCC.
Abstract: It is understood that school spaces have undergone unprecedented changes with the advent of technologies, bringing with it the need to update the way teaching and learning are constructed. The main objective of this research is, therefore, to analyze the types of multimedia resources available on websites and how these resources potentially facilitate and/or favor the teaching and learning of Portuguese, in the initial years, by meeting the recommendations of the Common National Base Curriculum (Base Nacional Comum Curricular - BNCC). The research is based on studies on teaching Portuguese as a mother tongue (Figueiredo, 2004; Soares, 2009; Almeida Filho, 2017; Stefano, 2015; and Kenski, 2006) on the use of online multimedia resources for teaching and learning Portuguese in initial grades (Sousa Ferreira e Tinoco Cabral, 2011; Fluckiger, 1995; Chapman e Chapman, 2000; Díaz Noci e Salaverría, 2003; Almeida e Silva, 2011; Grinspun, 1999; e Andrade, Fernandes e Souza, 2019). The corpus comprised multimedia resources available on 3 websites for teaching and learning the Portuguese language for students and teachers in lower grades (Brasil Escola, Ludo Educativo, and HVirtua). The selection of the multimedia resources analyzed is based on the following criteria: websites that aim at teaching and practicing the Portuguese language for children; free access websites; websites that use multimedia resources; and websites made available in the last 5 years. The analysis of these resources is carried out using two developed instruments based on Borges (2011) and Martins and Borges (2015). The instrument allows for the identification of the types, functions, and multimedia resources used (Identification Instrument) and the teaching models/theories/principles of Portuguese for children that support the activities of these resources, through the evaluation of content and methodology (Analysis Instrument). As a result, it is observed that the 3 websites satisfactorily reflected the methodological procedures regarding the use of multimedia resources, both for teaching and learning the Portuguese language for the initial grades of Elementary School. The results indicate that the multimedia resources of the 3 websites are potentially facilitators of interaction between students and the content, bringing a conscious and healthy use of digital technologies, stimulating learning in a dynamic and contextualized way. They all speak to the reality of the majority of their students; Brasil Escola being the one that presents the least interaction. It is concluded that the use of multimedia resources is essential for the student's and teacher's school reality, in addition to being characterized as an important tool for complying with what is established by the BNCC.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78864
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3648372130363580
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-2003-5695
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7892037228545329
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_gsvitalino.pdf3,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.