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dc.contributor.advisorSousa, Luís Carlos Silva de-
dc.contributor.authorMonteiro, Italo Dant Alves-
dc.date.accessioned2024-11-08T14:43:11Z-
dc.date.available2024-11-08T14:43:11Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Italo Dant Alves. A noção de sindérese em Tomás de Aquino. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78810-
dc.description.abstractThis dissertation aims to clarify the following question: what is the notion of synderesis in St. Thomas Aquinas (1224/1225-1274), especially in question 79, article 12, of the Prima Pars of the Summa theologiae? This analysis allows us to draw a parallel with question 16, in 3 articles, of the Disputed Questions about truth. Synderesis appears to be a permanent disposition, a special habitus, which incites us to do good and to avoid evil. We will thus be able to understand how synderesis influences the moral conscience, present in question 17 of the Quaestiones disputatae De veritate, and how it is expressed in the natural law, present in question 94 of the Prima Secundae of the Summa theologiae. These elements provide us with the foundations of St. Thomas' moral “cathedral”, the basis for understanding the principle of moral action, prior to prudential virtue, a principle that is rooted in human rational nature, according to synderesis as a natural intellectual disposition, which allows us to know the natural moral law.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA noção de sindérese em Tomás de Aquinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta presente dissertação objetiva esclarecer a seguinte questão: qual a noção de synderesis em Santo Tomás de Aquino (1224/1225-1274), em especial na questão 79, artigo 12, da Prima Pars da Summa theologiae? Essa análise permite traçar paralelo com a questão 16, em 3 artigos, das Questões disputadas sobre a verdade. A synderesis seria uma disposição permanente, um habitus especial, que incita fazer o bem e evitar o mal. Poderemos entender, assim, como a synderesis influencia a consciência moral, presente na questão 17 das Quaestiones disputatae De veritate, e como ela se exprime na lei natural, presente na questão 94 da Prima Secundae da Summa theologiae. Esses elementos nos fornecem os fundamentos da “catedral” moral de Santo Tomás, a base de compreensão do princípio do agir moral, anterior à virtude prudencial, princípio que se encontra radicado na natureza racional humana, de acordo com a synderesis como disposição intelectual natural, que nos permite conhecer a lei moral natural.pt_BR
dc.title.enThe notion of synderesis in Thomas Aquinaspt_BR
dc.subject.ptbrÉtica tomistapt_BR
dc.subject.ptbrSindéresept_BR
dc.subject.ptbrConsciênciapt_BR
dc.subject.ptbrLei naturalpt_BR
dc.subject.enThomist ethicspt_BR
dc.subject.enSynderesispt_BR
dc.subject.enConsciencept_BR
dc.subject.enNatural lawpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0856816741932750pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9475060856310114pt_BR
local.date.available2024-11-08-
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