Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78785
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Monteiro, Ingrid Teixeira | - |
dc.contributor.author | Gaspar, Francisco Diogo Sampaio | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T15:34:10Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T15:34:10Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | GASPAR, Francisco Diogo Sampaio. Astra: explorando a autoexpressão do designer em arte digital interativa. 2024. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78785 | - |
dc.description.abstract | Since the 1970s, art and computational technologies have increasingly converged, leading to the emergence of new forms of artistic expression. From this hybridization, Interactive Digital Art arises, utilizing digital interfaces to explore the interaction between the audience and the artwork. Semiotic Engineering, a theory of Human-Computer Interaction (HCI), studies the communication process between designers and users, aiming to improve communicability in interactive systems. Although art and HCI have different objectives, they share important similarities regarding the understanding of experience and user engagement. This work describes the development of Astra, an interactive digital artwork resulting from the symbiosis of knowledge and practices from both fields, focusing on the designer’s self-expression. Self-expression is linked to the individual’s personality and is essential in the communication process. Narratively, Astra employs the autofiction genre, exploring the identity and relationship between Author, Narrator, and Character. Throughout its conception, stages of illustration, writing, and implementation were carried out, in addition to testing with users who also act as spectators. As a result, an interactive artwork was created, framed by the digital interface, which has proven capable of communicating assertively, although it still presents ruptures in communicability, both in the messages projected by the artist-designer and in the traits of their self-expression. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Astra: explorando a autoexpressão do designer em arte digital interativa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Desde a década de 1970, a arte e as tecnologias computacionais têm seguido caminhos cada vez mais convergentes, proporcionando o surgimento de novas formas do fazer artístico. Desse hibridismo, surge a Arte Digital Interativa, que utiliza a interface digital para explorar as relações de interação entre o público e a obra. A Engenharia Semiótica, uma teoria de Interação Humano-Computador (IHC), estuda o processo de comunicação entre designers e usuários, visando melhorar a comunicabilidade em sistemas interativos. Embora arte e IHC possuam objetivos diferentes, compartilham semelhanças importantes no que diz respeito à compreensão da experiência e ao engajamento do usuário. Este trabalho descreve o desenvolvimento do Astra, uma obra de arte digital interativa resultante da simbiose de conhecimentos e práticas de ambas as áreas, com foco na autoexpressão do designer. A autoexpressão está ligada à personalidade do indivíduo, sendo essencial no processo de comunicação. Narrativamente, o Astra utiliza o gênero autoficcional, explorando a identidade e a relação entre Autor, Narrador e Personagem. Ao longo de sua concepção, foram realizadas etapas de ilustração, escrita e implementação, além de testes com usuários que também atuam como espectadores. Como resultado, obteve-se uma obra de arte interativa, emoldurada pela interface digital, que se mostrou capaz de comunicar assertivamente, embora ainda apresente rupturas de comunicabilidade, tanto as mensagens projetadas pelo artista-designer quanto os traços da sua autoexpressão. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | autoexpressão | pt_BR |
dc.subject.ptbr | autoficção | pt_BR |
dc.subject.ptbr | engenharia semiótica | pt_BR |
dc.subject.ptbr | arte digital interativa | pt_BR |
local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5468-0724 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6835701169389233 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DESIGN DIGITAL - QUIXADÁ - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_fdsgaspar.pdf | 18,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.