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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78758
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise da influência do tráfego e de condições superficiais de pavimentos no consumo de combustível em trechos urbanos de Goiânia-GO |
Autor(es): | Nibon, Isabel Cristina |
Orientador: | Nobre Junior, Ernesto Ferreira |
Palavras-chave em português: | Trechos urbanos - Goiânia;Combustível - consumo;Tráfego das rodovias - Goiânia;Velocidade dos veículos;Irregularidade nas rodovias - Goiânia |
Palavras-chave em inglês: | Urban stretches;Fuel - consumption;Highway traffic - Goiânia;Vehicle speed;Irregularities on highways - Goiânia |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Data do documento: | 27-Mar-2024 |
Citação: | NIBON, Isabel Cristina. Análise da influência do tráfego e de condições superficiais de pavimentos no consumo de combustível em trechos urbanos de Goiânia-GO. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | As condições das vias afetam de maneira particular os custos operacionais de veículos e, consequentemente, afetam usuários de rodovias. Em se tratando de custos de usuários, o custo relacionado ao consumo de combustível representa mais de 50% do custo total operacional do veículo, e em alguns casos, a qualidade das estradas pode contribuir para até 15% do consumo de combustível de um veículo. Portanto, o objetivo do trabalho é analisar a influência do tráfego, da velocidade e da qualidade de trechos selecionados de vias no consumo de combustível, dentro do perímetro urbano de Goiânia-GO. A pesquisa avaliou tais pontos por meio de um estudo de caso utilizando dados coletados em trechos urbanos com características semelhantes, porém com qualidades de pavimento distintas. Foram selecionados três trechos de vias urbanas de fluxo ininterrupto, cada um com qualidade estrutural baixa, média e alta, de acordo com o valor do International Roughness Index (IRI) calculado pelo aplicativo Carbin. Tais trechos pertencem a duas vias de Goiânia: Av. Marginal Botafogo e Av. Perimetral Norte. Com o auxílio de um veículo de teste Ford Ka Hatch 2018 e do scanner OBD II, foi possível construir cenários de consumo de combustível quando há alto volume de tráfego e baixo volume de tráfego e construir cenários em que as três vias foram percorridas com uma velocidade baixa (30 km/h – 40 km/h), média (50 km/h – 60 km/h) e alta (70 km/h – 80 km/h). Com todas as coletas e os cálculos feitos, concluiu-se que o consumo de combustível é maior em trechos com alto volume de tráfego, em trechos percorridos em baixa velocidade e em trechos com altos valores de IRI. Na Av. Marginal Botafogo, por exemplo, a média de consumo a cada 100 m foi de 19,42 ml em alto volume de tráfego para 7,30 ml em baixo volume de tráfego e de 6,00 ml em alta velocidade para 9,50 ml em baixa velocidade. Além disso, os menores resultados de consumo de combustível foram coletados no trecho de menor valor de IRI. |
Abstract: | Road conditions particularly affect the operating costs of vehicles and, consequently, affect road users. When it comes to user costs, the cost related to fuel consumption represents more than 50% of the total operating cost of the vehicle, and in some cases, road quality can contribute to up to 15% of a vehicle's fuel consumption. Therefore, the objective of the research is to analyze the influence of traffic, speed and quality of selected sections of roads on fuel consumption, within the urban perimeter of Goiânia-GO. The research evaluated these points through a case study using data collected in urban areas with similar characteristics, but with different pavement qualities. Three sections of urban roads with uninterrupted flow were selected, each with low, medium and high quality, according to the value of the International Roughness Index (IRI) calculated by the Carbin application. These stretches belong to two roads in Goiânia: Av. Marginal Botafogo and Av. North Perimeter. With the help of a 2018 Ford Ka Hatch test vehicle and the OBD II scanner, it was possible to build fuel consumption scenarios when there is high volume of traffic and low volume of traffic and to build scenarios in which the three lanes were driven at a speed low (30 km/h – 40 km/h), medium (50 km/h –60 km/h) and high (70 km/h – 80 km/h). With all the collections and calculations made, it was concluded that fuel consumption is higher on sections with a high volume of traffic, on sections traveled at low speed and on sections with high IRI values. On Av. Marginal Botafogo, for example, the average consumption per 100 m went from 19.42 ml in high traffic volume to 7.30 ml in low traffic volume and from 6.00 ml in high speed to 9.50 ml at low speed. Furthermore, the lowest fuel consumption results were collected in the section with the lowest IRI value. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78758 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8122442024502240 |
ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0002-9665-0168 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DET - Dissertações defendidas na UFC |
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