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dc.contributor.advisorAndrade, Luiz odorico Monteiro de-
dc.contributor.authorFeitosa, Amanda Luiza Marinho-
dc.date.accessioned2024-10-29T14:45:46Z-
dc.date.available2024-10-29T14:45:46Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.citationFEITOSA, Amanda Luiza Marinho. Avaliação da usabilidade de um agente conversacional para a promoção do autocuidado em gestantes, e em pessoas com hipertensão e diabetes: Gissa intelligent bot. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde da Família), Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78674-
dc.description.abstractDigital health (eHealth) is defined as the use of Information and Communication Technology (ICT) in the work context of healthcare professionals. Among the tools used for this purpose are chatbots, conversational agents that use natural language programming, movements simulating a human conversation via text or voice. Considering the high percentage of the Brazilian population with access to smartphones and the internet, and the need to intensify actions to promote self-care in health, especially for people in need of continuous monitoring, such as pregnant women, people with hypertension and diabetes, it is important to develop digital solutions for this purpose. This study aims to evaluate the usability of a chatbot capable of interacting with pregnant women, people with hypertension and diabetes, through textual dialogues about self-care and the Primary Health Care Network/Family Health Strategy. This is a study with mixed methods, developed in two stages: Stage I – Creation of dialogue plans about self-care and the journey in primary health care for pregnant women or people with hypertension and/or diabetes, to build the computational prototype of the chatbot , and its implementation on the Facebook Messenger platform. Stage II: Conducting a cross-sectional, quantitative study, with a non-probabilistic convenience sample, to evaluate the usability of a chatbot called GISSA Smart Bot for pregnant women and people with hypertension and/or diabetes. The places where the study was carried out are: Crateús and Sobral in Ceará and Cruz Alta in Rio Grande do Sul. Data were collected from 119 hypertensive and/or diabetic patients and 61 pregnant women. In the evaluation of usability by pregnant women, the chatbot was classified as good, obtaining 79% in the parameters of the SUS scale, in the public of people with hypertension and/or diabetes, there was the same classification, and in this public the usability classification was 77 %. As a result, the degree of user satisfaction was considered good, configuring the experience of using GISSA Intelligent Bot as well evaluated by the selected audiences.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da usabilidade de um agente conversacional para a promoção do autocuidado em gestantes, e em pessoas com hipertensão e diabetes: gissa intelligent botpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorBarreto, Ivana Cristina de Holanda Cunha-
dc.description.abstract-ptbrSaúde digital (eHealth) é definida como a utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no contexto de trabalho dos profissionais da saúde. Dentre as ferramentas utilizadas para esta finalidade, estão os chatbots, agentes conversacionais que utilizam programação de linguagem natural visando simular uma conversa humana por texto ou voz. Considerando o elevado percentual da população brasileira com acesso a smartphones e internet, e a necessidade de intensificar ações de promoção do autocuidado em saúde, em especial para pessoas com necessidade de acompanhamento contínuo, tais como as gestantes, pessoas com hipertensão e diabetes, é importante desenvolver soluções digitais com este propósito. Este estudo tem como objetivo avaliar a usabilidade de um chatbot capaz de interagir com gestantes, pessoas com hipertensão e diabetes, através de diálogos textuais sobre o autocuidado e a Rede de Atenção Primária á Saúde/ Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um estudo com métodos mistos, desenvolvido em duas etapas: Etapa I – Criação de cenários de diálogos sobre autocuidado e jornada na atenção primária à saúde para gestantes ou pessoas com hipertensão e/ou diabetes, para construção do protótipo computacional do chatbot, e sua implementação na plataforma Facebook Messenger. Etapa II: Realização de estudo do tipo transversal, quantitativo, com amostra não probabilística por conveniência, para avaliar a usabilidade de um chatbot chamado GISSA Intelligent bot por gestantes e pessoas com hipertensão e/ou diabetes. Os locais onde o estudo foi desenvolvido são: Crateús e Sobral no Ceará e Cruz Alta no Rio Grande do Sul. Foram realizadas coletas de dados com 119 hipertensos e/ou diabéticos e 61 gestantes. Na avaliação da usabilidade por gestantes, o chatbot foi classificado como bom, obtendo 79% nos parâmetros da escala SUS, no público de pessoas com hipertensão e/ou diabetes, houve a mesma classificação, sendo que neste público a pontuação da usabilidade foi de 77%. Com isso, o grau de satisfação dos usuários foi considerado bom, configurando a experiência do uso do GISSA Intelligent Bot como bem avaliada pelos públicos selecionados.pt_BR
dc.title.enEvaluating the usability of a conversational agent for the promotion of self-care in pregnant women, and in people with hypertension and diabetes: gissa intelligent bot21pt_BR
dc.subject.ptbrChatbotpt_BR
dc.subject.ptbrSaúde Digitalpt_BR
dc.subject.ptbrAtenção Primária á Saúdept_BR
dc.subject.ptbrRede Socialpt_BR
dc.subject.enChatbotpt_BR
dc.subject.enDigital Healthpt_BR
dc.subject.enPrimary Health Carept_BR
dc.subject.enSocial Networkpt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7500038144435390pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3335-0619pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4138758876612437pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8447-3654pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0926082188345417pt_BR
local.date.available2024-06-21-
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2024_dis_almfeitosa.pdfFEITOSA,A.L.M. Avaliação da usabilidade de um agente conversacional para a promoção do autocuidado em gestantes, e em pessoas com hipertensão e diabetes: Gissa intelligent bot. 2024. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família - Mestrado Acadêmico) Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral,2024.1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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