Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78564
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cunha, Aura Celeste Santana | - |
dc.contributor.author | Frederico, Rebeca Melo | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T13:36:46Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T13:36:46Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | FREDERICO, Rebeca Melo. Entre o visual, sonoro e tátil: experimentações sensoriais para a concepção de um dispositivo de design para a desistência. 2024. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Curso de Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78564 | - |
dc.description.abstract | The work seeks to understand the nuances of a synesthetic study with an emphasis on the sound field. By relying on Santaella (2005) to understand sound, visual and verbal languages, one of the main objects of this study are sound representations, articulation between languages sound and visual and its coverage in potential terms for it is not limited to the musical sphere, but to all possibilities of sound. Starting from the question of how to establish possible relationships between the visual, auditory and tactile fields to propose an experimental design device, we seek to develop a responsive technological device for sound experimentation as a way of revealing the importance of sensory interaction in processes and projects by through understanding the relationships between representations in sound language and the design process. From a theoretical foundation that relies largely on the dissertation by Daniel Monteiro (2020), who related musical notations to compositional design elements and who analyzed different moments in the construction of these notations to offer a brief overview of sound representations, subjects such as sensorial branding studied by Lindstrom (2007), emotional design, which has important contributions from Norman (2008, 2012), and tangible interfaces, theorized by Ishii and Ullmer (1997), which indicated a new way of integrating technology with objects. The device's descriptive memorial is based on a reflective design project methodology, and the considerations and theories brought forward are fundamental to the development of the project as a prototype, such as discussions about fatigue from Han (2017, 2021) and Foucault (2004) , which culminate in the term “design for desistance”. It is concluded that even though the prototype has undergone several changes for technical and production reasons, which impacted its final functioning, it is possible to notice the richness of the process in discussions and actions, making the device a result that exceeds expectations regarding what was thought to be developed as a device design project. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre o visual, sonoro e tátil: experimentações sensoriais para a concepção de um dispositivo de design para a desistência | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho busca entender as nuances de um estudo sinestésico com ênfase no campo sonoro. Ao se apoiar em Santaella (2005) para compreender as linguagens sonora, visual e verbal, um dos principais objetos deste estudo são as representações sonoras, articulação entre as linguagens sonora e visual e sua abrangência em termos potenciais por não se limitar à esfera musical, mas a toda possibilidade de som. A partir do questionamento de como estabelecer relações possíveis entre os campos visual, auditivo e tátil para propor um dispositivo experimental de design, foi desenvolvido um dispositivo tecnológico responsivo de experimentação sonora como forma de revelar a importância da interação sensorial em processos e projetos por meio da compreensão das relações entre as representações na linguagem sonora e o fazer projetual do design. De uma fundamentação teórica que conta em grande parte com a dissertação de Daniel Monteiro (2020), que relacionou notações musicais a elementos compositivos de design e que analisou diversos momentos na construção dessas notações para oferecer um breve panorama das representações sonoras, assuntos como branding sensorial estudado por Lindstrom (2007), o design emocional, que possui contribuições importantes de Norman (2008, 2012), e interfaces tangíveis, teorizadas por Ishii e Ullmer (1997), as quais indicaram uma nova maneira de integrar tecnologia a objetos. O memorial descritivo do dispositivo é pautado numa metodologia de projeto de design reflexivo e as ponderações e teorias trazidas são fundamentais para o desenvolvimento do projeto enquanto protótipo, como discussões sobre o cansaço a partir de Han (2017, 2021) e Foucault (2004), que culminam no termo "design para a desistência". Conclui-se que ainda que o protótipo tenha sofrido diversas alterações por questões técnicas e produtivas, o que impactou no seu funcionamento final, é possível notar a riqueza do processo em discussões e ações, fazendo do dispositivo um resultado que excede as expectativas do quanto se pensava desenvolver enquanto projeto de um dispositivo de design. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Dispositivo | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Experimentação | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Sensorialidade | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Design para a desistência | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
local.date.available | 2024 | - |
Aparece nas coleções: | DESIGN - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_rmfrederico.pdf | 27,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.