Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Catarina Tereza Farias de-
dc.contributor.authorSilva, Naiana Rodrigues da-
dc.date.accessioned2014-04-01T17:23:28Z-
dc.date.available2014-04-01T17:23:28Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSILVA, Naiana Rodrigues da. O homem atrás da máquina: um estudo de caso sobre a reconstrução da identidade do jornalista de impresso diante do uso das novas mídias. 2011. 278 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7851-
dc.description.abstractOur research investigated in which way newspaper’s journalists identity is influenced by the use of new media on their jobs at the newsroom. For this, we evaluated how the use of smartphone as work tools triggered conflicts and tensions among reporters from Diário do Nordeste who started questioning their own identity as newspaper’s journalists. The choice of Diário as the object of this analysis can be explained by the fact that the newspaper ¬– the second in circulation in the northeast of Brazil – is one of the first in the local scenario to implement journalistic convergence strategies. We adopted as the delimitation of the research the case study of what Diário do Nordeste identifies as multimedia practice. Using data collection techniques, as the empirical observation and depth interviews, was possible to comprehend how the production of multimedia content generated the construction of a whole new habitus at Diário’s newsroom, marked by the development of journalist’s new cognitive competences. We also investigated how the transformations descendant from multimediatic production influenced the relation of force and power in the newsroom. Starting from the hypothesis that the journalists which defines themselves as multimedia are in dominance, we initiated the analysis of conflicts and tensions established on the daily routine of these professionals. From theorical point of view, we discussed identity concept, modernity consequences, we also did a communication theories revision and of its relations with discussion about the presence of technology in contemporaneity and yet reflected about mediatic and journalistic convergence, using the ideas from authors like Henry Jenkins (2008), Salaverría e Negredo (2008), Esther Applegren (2005) and Rosely Fragoso (2006). In the end, we presented how Diário do Nordeste’s journalists define themselves, if as newspapers journalists or multimedia ones and reflected about the new professional shape designed on labour market, marked by the knowledge, practice and paginal functions and on-line journalism related functions convergence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectJournalistic convergencept_BR
dc.subjectProfessional competencespt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectJornalismo eletrônicopt_BR
dc.subjectConvergência jornalísticapt_BR
dc.titleO homem atrás da máquina: um estudo de caso sobre a reconstrução da identidade do jornalista de impresso diante do uso das novas mídiaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNossa pesquisa investigou em que medida a identidade do jornalista de impresso é influenciada pelo uso de novas mídias na rotina de trabalho na redação. Para tal, avaliamos como o uso de um celular multifuncional como ferramenta de trabalho desencadeou conflitos e tensões entre os repórteres do jornal cearense Diário do Nordeste a ponto destes questionarem sua própria identidade enquanto jornalistas de impresso. A escolha do Diário como objeto de análise se justifica pelo fato de o jornal – o segundo maior em circulação no Nordeste brasileiro – ser um dos primeiros no cenário local a implementar estratégias de convergência jornalística. Adotamos como delineamento de pesquisa o estudo de caso da prática identificada pelo Diário do Nordeste como multimídia. Por meio de técnicas de coleta de dados, como a observação empírica e entrevistas em profundidade, foi possível compreender como o exercício da produção de conteúdos multimídia desencadeou a construção de um novo habitus na redação do Diário do Nordeste, marcado pelo desenvolvimento de novas competências cognitivas por parte dos jornalistas. Investigamos também em que medida as transformações provenientes com a produção multimidiática influenciou as relações de força e poder presentes no espaço social da redação. Tomando como ponto de partida a hipótese de que os jornalistas que se definem como multimídia ocupam a posição de dominantes, partimos para a análise dos conflitos e tensões instaurados no cotidiano desses profissionais. Do ponto de vista teórico, discutimos o conceito de identidade, as consequências da modernidade, fizemos uma revisão de correntes teóricas da comunicação e de suas relações com discussões em torno da presença da tecnologia na contemporaneidade e ainda articulamos reflexões de autores como Henry Jenkins (2008), Salaverría e Negredo (2008), Esther Applegren (2005) e Rosely Fragoso (2006) sobre a convergência midiática e jornalística. Ao final, apresentamos como os jornalistas do Diário do Nordeste se definem, se como jornalistas de impresso ou jornalistas multimídia e refletimos sobre um novo perfil de profissional delineado no mercado de trabalho, marcado pela convergência de saberes, práticas e funções relativas ao impresso e ao jornalismo on-line.pt_BR
dc.title.enThe man behind the machine: a case study about the reconstruction of the identity of print journalist face the use of new mediapt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011-DIS-NRSILVA.pdf13,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.