Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78471
Type: Dissertação
Title: “Vale ponto para você, para a escola e para mim. tudo depende de vocês”: uma análise da política de avaliação em larga escala do Ceará em diálogo com a infância na escola
Authors: Colares, Nicolle Tavares
Advisor: Gussi, Alcides Fernando
Keywords in Brazilian Portuguese : Avaliação;Política pública;Educação;Neoliberalismo;Infância
Keywords in English : Evaluation;Public policy;Education;Neoliberalism;Children
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Issue Date: 2024
Citation: COLARES, Nicolle Tavares. “Vale ponto para você, para a escola e para mim. tudo depende de vocês”: uma análise da política de avaliação em larga escala do Ceará em diálogo com a infância na escola. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta dissertação visa analisar a política pública de avaliação educacional do Estado do Ceará, especificamente o SPAECE-Alfa, no contexto do segundo ano do ensino fundamental. Utilizando pressupostos antropológicos, tanto teóricos quanto metodológicos, o objetivo é compreender essa política por meio da vivência dos sujeitos envolvidos. A análise concentra-se na construção da avaliação no cotidiano escolar e em como ela influencia a constituição da infância dos alunos. Os fundamentos teóricos e políticos que sustentam o conceito de avaliação no SPAECE-alfa são examinados, destacando uma abordagem antropológica do neoliberalismo, a influência desse pensamento nas dinâmicas do Estado, nas relações sociais e, particularmente, na educação. Metodologicamente, a pesquisa emprega uma abordagem etnográfica em uma escola municipal de Caucaia (CE), explorando os impactos da política de avaliação em larga escala na comunidade escolar. Especificamente, reconhece-se a importância de abordar a infância como um conceito antropológico e investigar as subjetividades em interação com as políticas avaliativas. Os resultados alcançados baseiam-se na metodologia de observação participante, com presença da pesquisadora na escola nos meses que antecederam a realização do SPAECE em 2021 e 2022. A análise dos dados revela a ênfase excessiva na avaliação em detrimento da discussão sobre o cotidiano das crianças por meio de estratégias de responsabilização, ranqueamentos e estratégias de controle. Como considerações finais, é evidente que a avaliação tem delineado direcionamentos ideológicos que a escola adota, refletindo na "sobralização" da educação. Além disso, percebemos que a avaliação está imersa em rituais que contribuem para a construção de significados tanto pedagógicos quanto para a compreensão do que significa ser criança para uma educação neoliberal. Portanto, nos leva a concluir que a compreensão dessas temáticas contribui não apenas para uma análise crítica da política avaliativa, mas também para o debate sobre o impacto da avaliação nas experiências educacionais de crianças.
Abstract: This dissertation aims to analyze the public policy of educational assessment in the State of Ceará, specifically the SPAECE-Alfa, in the context of the second year of elementary education. Employing anthropological assumptions, both theoretical and methodological, the goal is to comprehend this policy through the lived experiences of the involved subjects. The analysis focuses on the construction of assessment in the daily school life and how it influences the formation of the students' childhood. The theoretical and political foundations supporting the concept of assessment in SPAECE- Alfa are examined, highlighting an anthropological approach to neoliberalism, the influence of this ideology on state dynamics, social relations, and, particularly, education. Methodologically, the research employs an ethnographic approach in a municipal school in Caucaia (CE), exploring the impacts of large-scale assessment policies on the school community. Specifically, it recognizes the importance of addressing childhood as an anthropological concept and investigating subjectivities in interaction with assessment policies. The results are based on participant observation methodology, with the researcher present at the school in the months leading up to the SPAECE assessment in 2021 and 2022. The data analysis reveals an excessive emphasis on assessment at the expense of discussing the daily lives of children, employing strategies of accountability, rankings, and control measures. In conclusion, the assessment has shaped ideological directions adopted by the school, reflecting in the "sobralização" of education. Furthermore, we observe that assessment is immersed in rituals contributing to the construction of both pedagogical meanings and the understanding of what it means to be a child in a neoliberal education. Therefore, it leads us to conclude that understanding these themes contributes not only to a critical analysis of assessment policies but also to the debate on the impact of assessment on children's educational experiences.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78471
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8326940460426020
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7306722117822350
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_ntcolares.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.