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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78440
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vieira, Mylene de Melo | - |
dc.contributor.author | Almeida, Francisco Emerson Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T16:46:56Z | - |
dc.date.available | 2024-10-09T16:46:56Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Francisco Emerson Martins de. Identificação da Potencial Interface com BIM da Matriz Curricular do Curso de Engenharia Civil UFC Campus Russas. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78440 | - |
dc.description.abstract | Building Information Modeling (BIM) has emerged as an essential methodology for optimizing planning and execution in civil construction. Considering its growing demand in the job market, incorporating BIM education into higher education courses is crucial for training future professionals. This study aims to identify potential interfaces between BIM and the curriculum of the Civil Engineering program at the Federal University of Ceará - Russas Campus. The adopted methodology included a curriculum analysis, focusing on evaluating the potential integration of BIM in specific courses. The results indicate clear interfaces between various courses and BIM, as well as the importance of competencies and implementation stages, highlighting the need for greater integration of this methodology in civil engineering education. It is concluded that, through an interdisciplinary and progressive approach, BIM education can be efficiently implemented in the curriculum, better preparing students for the job market | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Identificação da potencial interface com BIM da matriz curricular do Curso de Engenharia Civil UFC Campus Russas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, tem se destacado como uma metodologia essencial para otimizar o planejamento e execução na construção civil. Considerando sua crescente demanda no mercado de trabalho, a inclusão do ensino de BIM nos cursos de ensino superior é fundamental para a capacitação dos futuros profissionais. Este trabalho tem como objetivo identificar os potenciais interfaces entre o BIM e a matriz curricular do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará - Campus Russas. A metodologia adotada incluiu uma análise curricular, focando na avaliação do potencial de integração do BIM em disciplinas específicas. Os resultados indicam a presença de interfaces claras entre diversas disciplinas e o BIM, bem como a importância das competências e estágios de implementação, evidenciando a necessidade de maior integração dessa metodologia na formação dos engenheiros civis. Conclui-se que, por meio de uma abordagem interdisciplinar e progressiva, o ensino de BIM pode ser implementado no currículo de forma eficiente, preparando melhor os alunos para o mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject.ptbr | BIM | pt_BR |
dc.subject.ptbr | ensino de engenharia civil | pt_BR |
dc.subject.ptbr | matriz curricular | pt_BR |
dc.subject.en | BIM | pt_BR |
dc.subject.en | civil engineering education | pt_BR |
dc.subject.en | curriculum matrix | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0009-0006-6481-4814 | pt_BR |
local.author.lattes | https://lattes.cnpq.br/2132772611053998 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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