Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Francisco Nivaldo Aguiar-
dc.contributor.authorJuvêncio, Jardel de Queiroz-
dc.date.accessioned2024-09-30T20:53:19Z-
dc.date.available2024-09-30T20:53:19Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationJUVENCIO, J. Q. Estudo bibliométrico de análise de ciclo de vida aplicada a veículos automotores. 2024. 41 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78334-
dc.description.abstractThis study presented a bibliometric analysis of articles on the Life Cycle Assessment (LCA) of motor vehicles published over the past 20 years. Bibliometric analysis, a discipline of scientometrics, uses mathematical and statistical methods to evaluate scientific publications, identifying trends and structures in specific research fields. Using data from Scopus and Web of Science, the analysis assessed the impact and trends of scientific production, correlating keywords to explore connections between themes. A total of 512 articles from the last two decades were analyzed using the Bibliometrix algorithm in R, revealing a significant increase in research output in this area, evidenced by the substantial growth in the number of published articles and citations received. Additionally, a correlation was observed between scientific production and public policies related to hydrogen, highlighting initiatives in countries such as the United States, China, Germany, Japan, and South Korea, which have been promoting the transition to more sustainable technologies. This study uncovered important trends and guides future innovations in the environmental and transportation sectors, highlightinfg the transition to more sustainable options. The work provided valuable insights into the life cycle of vehicles with various propulsion technologies, emphasizing the evolution and environmental impacts of electric, hybrid, internal combustion, and fuel cell vehiclept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo bibliométrico de análise de ciclo de vida aplicada a veículos automotorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo apresentou uma análise bibliométrica de artigos sobre a Análise de Ciclo de Vida (ACV) de veículos automotores publicados nos últimos 20 anos. A análise bibliométrica, uma disciplina da cienciometria, utiliza métodos matemáticos e estatísticos para avaliar publicações científicas, identificando tendências e estruturas em áreas de pesquisa específicas. Utilizando dados da Scopus e Web of Science, a análise avaliou o impacto e as tendências da produção científica, correlacionando palavras-chave para explorar conexões entre temas. Foram analisados 512 artigos das últimas duas décadas utilizando o algoritmo Bibliometrix em R, revelando um aumento significativo na produção de pesquisa nesta área, evidenciado pelo crescimento no número de artigos publicados e citações recebidas. Além disso, observou-se uma correlação entre a produção científica e as políticas públicas relacionadas ao hidrogênio, com destaque para iniciativas em países como Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e Coreia do Sul, que têm promovido a transição para tecnologias mais sustentáveis. Este estudo revelou tendências importantes e orientará futuras inovações nos setores ambiental e de transportes, destacando a transição para opções mais sustentáveis. O trabalho forneceu esclarecimentos sobre o ciclo de vida de veículos com diversas tecnologias de propulsão, enfatizando a evolução e os impactos ambientais de veículos elétricos, híbridos, a combustão interna e a célula de combustível.pt_BR
dc.title.enBibliometric study of life cycle analysis applied to motor vehiclespt_BR
dc.subject.ptbrBibliometriapt_BR
dc.subject.ptbrCiclo de vida do produtopt_BR
dc.subject.ptbrMotores de combustão internapt_BR
dc.subject.ptbrVeículos híbridospt_BR
dc.subject.ptbrVeículos Elétricospt_BR
dc.subject.enBibliometricspt_BR
dc.subject.enProduct life cyclept_BR
dc.subject.enInternal combustion enginespt_BR
dc.subject.enHybrid vehiclespt_BR
dc.subject.enElectric vehiclespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria no 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2319429886681964pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5449-2635pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1550246266734380pt_BR
local.date.available2024-08-19-
Aparece nas coleções:DEME - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_jqjuvencio.pdfDissertação de Jardel de Queiroz Juvêncio1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.