Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7831
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, José Borzacchiello da | - |
dc.contributor.author | Lopes, Francisco Clébio Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-31T19:59:24Z | - |
dc.date.available | 2014-03-31T19:59:24Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, F. C. R. ; SILVA, J. B. (2006) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7831 | - |
dc.description | LOPES, F. C. R. A centralidade da Parangaba como produto da fragmentação de Fortaleza (CE). 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Geociências | pt_BR |
dc.subject | Fragmentação | pt_BR |
dc.subject | Centralidade | pt_BR |
dc.subject | Parangaba | pt_BR |
dc.title | A centralidade da Parangaba como produto da fragmentação de Fortaleza (CE) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A formação da centralidade de Parangaba mediante a fragmentação de Fortaleza é o objeto central da presente dissertação. A extensão da mancha urbana ocorreu de forma descontínua e fragmentada. A ausência de infra-estrutura, equipamentos e serviços na periferia e a concentração deles no centro resultaram num forte adensamento e num sistema viário congestionado, dificultando maiores possibilidades de consumo. A produção de novas centralidades aparece como alternativa. Nessa produção, tem papel fundamental o Poder público, com a implantação de uma legislação urbana que favorece a descentralização. No sudoeste da Cidade, emerge uma centralidade no bairro da Parangaba. O bairro, importante nó viário, tem na acessibilidade o elemento mais forte da sua centralidade. A implantação do Sistema Integrado de Transporte e dos terminais de ônibus o transformou num ponto de convergência e dispersão de linhas de ônibus. Outro elemento importante é a presença do comércio e dos serviços. O comércio, tanto varejista como atacadista, se encontra disperso pelas principais avenidas, embora se identifique maior quantidade de estabelecimentos no centro do bairro. Dentre os serviços, destacam-se os de educação e saúde. A análise dos equipamentos de saúde revelou que a atração deles extrapola os limites de Fortaleza. A constituição de uma centralidade tem impacto direto na moradia, pois valoriza o solo, ocasionando fragmentação e segregação. Assistimos nos últimos anos, com a chegada de condomínios verticais, ao crescimento da favelização, à diversificação do conteúdo social e à segregação. A análise do movimento da centralidade permitiu o entendimento das condições que produziram uma cidade monocêntrica até a década de 1970 e, nos decênios seguintes, uma forma policêntrica. Em menor proporção, esse movimento foi utilizado para compreender os conflitos no entorno do Terminal de Parangaba. A pesquisa revelou, ainda, que a produção desses novos pontos de acumulação e de atração de fluxos, definidos como centralidade, surgem como alternativa à reprodução do capital, pois permitem o consumo de novos signos urbanos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DGR - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_dis_fcrlopes.pdf | 29,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.