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dc.contributor.advisorPitombeira Neto, Anselmo Ramalho-
dc.contributor.authorMendonça, Vitória Ingrid Teles-
dc.date.accessioned2024-09-25T12:11:21Z-
dc.date.available2024-09-25T12:11:21Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Vitória Ingrid Teles. Formulação e solução do problema de alocação de veículos estocástico por meio de programação dinâmica aproximada. 2023. 83 p. Dissertação (Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78286-
dc.description.abstractThe dynamic and stochastic vehicle allocation problem is a problem with a vast field of applications, which has gained considerable evidence since the emergence of on-demand urban mobility service platforms. In this work, the vehicle allocation problem consists of allocating vehicles to calls that arrive at a call center at random times in order to minimize the waiting time. This problem is formulated as a semi-Markov decision problem. Given that the size of the state space as well as the decision states are sensitive points for obtaining an optimal policy, approximate dynamic programming methods are presented as an alternative way to build approximate decision policies. Therefore, we present a solution to the vehicle allocation problem based on the rollout algorithm, an approximate policy iteration algorithm, that is, given an initial policy, it builds an improved policy based on two steps: policy evaluation and policy improvement. The policies produced by the rollout algorithm are of the lookahead type, which, compared to myopic policies, have the advantage of leading to decisions that balance current and future returns. The rollout algorithm was tested in a simulated environment based on discrete-event simulation, so that the natural process of the semi-Markovian decision process was modeled as a queuing system, controlling the arrival process of new tickets, service of each vehicle, and the discipline of the queue. Thus, the rollout algorithm is based on three basic policies: FIFO, the ticket is chosen prioritizing the waiting time in the queue; NV, the call is chosen prioritizing the distance between vehicles; RANDOM, the call is chosen at random. And it aims to improve the performance of these policies. Overall, the results show that for all these policies, the rollout algorithm was able to produce an average reduction of up to 69% of the average accumulated delay.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormulação e solução do problema de alocação de veículos estocástico por meio de programação dinâmica aproximadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO problema de alocação de veículos dinâmico e estocástico é um problema com vasto campo de aplicações, que ganhou notória evidência desde o surgimento das plataformas de serviço de mobilidade urbana sob demanda. Neste trabalho, o problema de alocação de veículos consiste em alocar veículos aos chamados que chegam em uma central de atendimento em instantes de tempo aleatório objetivando minimizar o tempo de espera. Este problema é formulado como um problema de decisão semimarkoviano. Dado que o tamanho do espaço de estados, bem como do estados de decisão são pontos sensíveis para obtenção de uma política ótima, métodos de programação dinâmica aproximada se apresentam como um caminho alternativo para construir políticas de decisão aproximadas. Por isso, apresentamos uma solução para o problema de alocação de veículos baseada no algoritmo rollout, um algoritmo de iteração de política aproximada, ou seja, dado uma política inicial, constrói uma política melhorada baseado em duas etapas: avaliação da política e melhoria da política. As políticas produzidas pelo algoritmo rollout são do tipo lookahead, que em comparação as políticas míopes, apresentam a vantagem de conduzir as decisões que equilibram o retorno atual e o retorno futuro. O algoritmo rollout foi experimentado em um ambiente simulado baseado em simulação de eventos discretos, de modo que o processo natural do processo de decisão semimarkoviano foi modelado como um sistema de filas, controlando o processo de chegada de novos chamados, tempo de atendimento de cada veículo, e a disciplina da fila. Assim, o algoritmo rollout parte de três políticas base: FIFO, o chamado é escolhido priorizando o tempo de espera na fila; NV, o chamado é escolhido priorizando a distância entre os veículos; RANDOM, o chamado é escolhido aleatoriamente. E tem por objetivo melhorar a performance destas políticas. No geral, os resultados mostram que para todas estas políticas, o algoritmo rollout foi capaz de produzir uma redução média de até 69% do atraso acumulado médio.pt_BR
dc.title.enFormulating and solving the stochastic vehicle allocation problem using approximate dynamic programmingpt_BR
dc.subject.ptbrProblema de Alocação de Veículospt_BR
dc.subject.ptbrProcesso de decisão semimarkovianopt_BR
dc.subject.ptbrProgramação dinâmica aproximadapt_BR
dc.subject.ptbrSimulação de eventos discretospt_BR
dc.subject.ptbrOtimização combinatóriapt_BR
dc.subject.ptbrOtimização baseada em simulaçãopt_BR
dc.subject.ptbrIteração de política aproximadapt_BR
dc.subject.ptbrPolíticas heurísticaspt_BR
dc.subject.enStochastic vehicle allocation problempt_BR
dc.subject.enSemi-Markov decision processespt_BR
dc.subject.enApproximate Dynamic Programmingpt_BR
dc.subject.enDiscret Event Simulationpt_BR
dc.subject.enCombinatorial Optimizationpt_BR
dc.subject.enSimulation Based Optimizationpt_BR
dc.subject.enApproximate Policy Iterationpt_BR
dc.subject.enHeuristics policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7598045660301974pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9234-8917pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5661587413564713pt_BR
local.date.available2023-
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