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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGondim, Ana Paula Soares-
dc.contributor.authorPaiva, Felipe Moreira de-
dc.date.accessioned2024-09-19T15:08:34Z-
dc.date.available2024-09-19T15:08:34Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPAIVA, Felipe Moreira de. Evidências de validade de conteúdo e usabilidade de um recurso educacional digital (RED GAME- GAMI) para promoção da saúde mental infantil. 2024. 173 f. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/78241. Acesso em: 19 set. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78241-
dc.description.abstractDigital Educational Resources are resources for learning and teaching processes. In health, these resources can be important tool for education and health promotion. Validation is the step which these resources are evaluated according to their purposes. There are a lot of features presented in validation instruments and they could be related to the content of the resource or about usability, which includes satisfaction, engagement, easy-to-use, frequency of use and acceptability by the users and health professionals. This thesis aims to validate a digital educational resource for children’s mental health promotion (RED GAME-GAMI) according to content validity and usability. It was performed a validation study, using 17 expert judges, professionals and researchers of children’s mental health area. For content analysis, it was used Content Validation Index (CVI), using an adapted instrument, and System Usability Scale (SUS), for usability analysis. For both tests, it was used Cronbach’s alpha to verify internal consistency between the judges. It were evaluated for content validity the domains objectives, structure and presentations and relevance of the game. Self-recognition, territory, support network, right to health and medication usage were evaluated in these domains. For usability, it were evaluated satisfaction, engagement, acceptability, frequency and easiness of use. For global CVI, the value was 0.91, representing a score for 0.972 in Cronbach’s alpha, and a SUS score from 0.85 (79.4-90.4), with 0.889 of Cronbach’s alpha. The results show an excellent concordance level for content and excellent level of usability for RED GAME-GAMI. Besides, there is a high internal consistency. RED GAME-GAMI seems to be an important tool with great potential of use to promote children’s mental health in mental health services.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.titleEvidências de validade de conteúdo e usabilidade de um recurso educacional digital (RED GAME- GAMI) para promoção da saúde mental infantilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrOs recursos educacionais digitais são recursos utilizados em diferentes contextos para o processo ensino-aprendizagem. Na área da saúde, esses recursos podem funcionar como importantes ferramentas para educação e promoção da saúde. A validação representa a etapa onde esses recursos são avaliados quanto ao seu propósito e suas finalidades. Identifica-se que as principais características nos instrumentos de validação referem-se aos aspectos de conteúdo dos recursos, bem como de usabilidade, representados principalmente pela satisfação, engajamento, facilidade de uso, frequência e aceitabilidade dos usuários e profissionais de saúde. A presente tese tem como objetivo geral validar um recurso educacional digital para promoção da saúde mental infantil através das evidências de validade de conteúdo e usabilidade. Foi realizado um estudo de validação, utilizando 17 juízes especialistas, profissionais e pesquisadores da área da saúde mental infantil. Para análise de conteúdo, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo, através de um instrumento adaptado, e o System Usability Scale para análise de usabilidade. Para ambos os testes, utilizou-se alfa de cronbach para verificar a consistência interna entre os juízes. Foram avaliados, para validade de conteúdo, critérios de objetivos, estrutura e apresentação e relevância de itens como autorreconhecimento, território, rede de apoio, direito à saúde e uso de medicamentos. Para usabilidade, foram avaliados critérios de uso como satisfação, engajamento, aceitabilidade, frequência e facilidade de uso. Demonstra-se um valor global do índice de validade de 0,91, com alpha de cronbach de 0,972, e um valor de escala de usabilidade de 85,5 (79,4-90,9), com alpha de cronbach de 0,889. Os resultados demonstram que o recurso educacional apresenta um excelente nível de concordância quanto ao conteúdo, bem como excelente nível de usabilidade, além de alto nível de consistência interna. Portanto, este recurso apresenta-se como uma importante ferramenta com grande potencial de uso para promoção da saúde mental infantil nos serviços de saúde mental.pt_BR
dc.subject.ptbrEstudo de Validaçãopt_BR
dc.subject.ptbrJogos de Vídeopt_BR
dc.subject.ptbrPromoção da Saúdept_BR
dc.subject.ptbrCriançapt_BR
dc.subject.enValidation Studypt_BR
dc.subject.enVideo Gamespt_BR
dc.subject.enHealth Promotionpt_BR
dc.subject.enChildpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5169-7165pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2703232338580563pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4267-2422pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3429432950576137pt_BR
local.date.available2026-09-13-
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🔒  Disponível em  2026-09-13
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