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dc.contributor.advisorSilva, Júlio Cezar Bastoni da-
dc.contributor.authorCarvalho, Iariny de Fátima Uchôa-
dc.date.accessioned2024-09-18T18:03:44Z-
dc.date.available2024-09-18T18:03:44Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCARVALHO, Iariny de Fátima Uchôa. A poesia antiescravista de Trajano Galvão de Carvalho: uma leitura acerca da representação do negro em Sertanejas (1898). Orientador: Júlio Cezar Bastoni da Silva. 2023. 72 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78232-
dc.description.abstractThe Maranhão poet Trajano Galvão de Carvalho (1830-1864), even though he is pointed out for the anti-slavery character of his lyrical poetry, has a reduced critical fortune that can be summarized in repetitions of works already developed by authors such as Silvio Romero or Antônio Henriques Leal. With this in mind, the present study proposes to situate the poet's work in the panorama of Brazilian romantic literature from the author's bibliographic review in order to contribute to the reinsertion of his poetry in literary studies. Our study focuses on the thematic analysis of the poet's authorial poems – published in the posthumous volume Sertanejas (1898) – considering the pioneering spirit of Trajano Galvão in the thematic anti-slavery approach in Brazilian lyric poetry. The alignment of Trajano Galvão de Carvalho with the lyrical production of Brazil until then is notorious, in addition to already presenting the traces of the pioneering spirit that would consecrate his work. In addition, the poet presents himself not only as a precursor of the abolitionist theme in Brazil, but also as one of the first to portray, in Brazilian poetry, the subjectivity of the enslaved black subject, annulled by the country's slave system.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA poesia antiescravista de Trajano Galvão de Carvalho: uma leitura acerca da representação do negro em Sertanejas (1898)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO poeta maranhense Trajano Galvão de Carvalho (1830-1864), mesmo sendo apontado pelo caráter antiescravista de sua poesia lírica, tem uma fortuna crítica reduzida e que pode ser resumida a repetições de trabalhos já desenvolvidos por autores como Silvio Romero ou Antônio Henriques Leal. Tendo isso em vista, o presente estudo se propõe situar a obra do poeta no panorama da literatura romântica brasileira a partir da revisão bibliográfica do autor a fim de contribuir com a reinserção de sua poesia nos estudos literários. Nosso estudo volta-se para a análise temática dos poemas autorais do poeta – publicados no volume póstumo Sertanejas (1898) – considerando o pioneirismo de Trajano Galvão na abordagem temática antiescravista na poesia lírica brasileira. O alinhamento de Trajano Galvão de Carvalho com a produção lírica do Brasil até então é notório, além de já apresentar os traços do pioneirismo que consagrariam sua obra. Além disso, o poeta se apresenta não apenas como um percursor da temática abolicionista no Brasil, mas, também, como um dos primeiros a retratar, na poesia brasileira, a subjetividade do sujeito negro escravizado, anulado pelo sistema escravocrata do país.pt_BR
dc.subject.ptbrAntiescravismopt_BR
dc.subject.ptbrRomantismopt_BR
dc.subject.ptbrPoesiapt_BR
dc.subject.ptbrHistoriografia Literáriapt_BR
dc.subject.enAnti-slaverypt_BR
dc.subject.enRomanticismpt_BR
dc.subject.enPoetrypt_BR
dc.subject.enLiterary Historiographypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0175191625137080pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0086-1148pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4450205068452801pt_BR
local.date.available2024-09-18-
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