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dc.contributor.advisorSilva, Francisca Galiléia Pereira da-
dc.contributor.authorSilva, Erison de Sousa-
dc.date.accessioned2024-09-13T15:49:21Z-
dc.date.available2024-09-13T15:49:21Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Erison de Sousa. O legislador humano como categoria central da laicidade política em Marsílio De Pádua. 2024. 130 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78195-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO legislador humano como categoria central da laicidade política em Marsílio De Páduapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMarsílio de Pádua (1275/80 – 1343 d.C) foi um expoente da filosofia política. O autor, que escreveu no período histórico do medievo, apontou considerações significantes sobre política e eclesiologia. São nestas duas áreas, que o autor paduano tece uma teoria laica da comunidade política. Para Marsílio de Pádua, há a necessidade da não intervenção da Igreja na sociedade civil para a manutenção da paz. A categoria central utilizada para a realização da laicidade política é o Legislador Humano. Definido pelo autor paduano como o povo, conjunto dos cidadãos ou sua parte preponderante, o Legislador Humano é o conceito principal das duas obras filosóficas e políticas de Marsílio de Pádua, o Defensor Pacis e o Defensor menor. A presente dissertação intitulada “O Legislador Humano como categoria central da laicidade política em Marsílio de Pádua” objetiva demonstrar a necessidade da laicidade da comunidade política, tendo como ponto de partida uma teoria da lei, na perspectiva de Marsílio de Pádua. Para que o objetivo seja atingido, é necessário um percurso teórico, que é exposto durante o desenvolvimento da dissertação. Para comprovar a necessidade da laicidade política em Marsílio de Pádua, foi inevitável transcorrer um itinerário conceitual que segue da contextualização do debate sobre as delimitações de poder, para a análise do poder real e coercivo na comunidade política e, por fim, examina a formação de uma eclesiologia, que, apesar de tratar sobre as questões do poder sacerdotal, é puramente política. Será traçada uma linha teórica capaz de demonstrar como Marsílio transforma as indagações relacionadas ao poder em algo puramente político, sem nenhuma interferência teológica, o que só é possível nas considerações sobre o Legislador Humano. Uma pergunta central deve ser respondida ao final da dissertação, que é: por que o Legislador Humano é a única instância que pode garantir a laicidade da comunidade política? A resposta desta questão esclarece as ações tomadas pelo Legislador Humano, sua atuação na cidade e na religiosidade cristã da comunidade política. Estas definições só podem ser tomadas a partir da análise do Defensor Pacis de Marsílio de Pádua e de comentários, pertinentes ao assunto, feitos por especialistas.pt_BR
dc.title.enThe human legislator as a central category of political secularism in Marsílio De Páduapt_BR
dc.description.abstract-frMarsile de Padoue (1275/80 – 1343 d.C) était un exposant de la philosophie politique. L'auteur, qui a écrit pendant la période historique du Moyen Âge, pointues des considérations importantes sur la politique et l'ecclésiologie. Sont dans ces deux domaines que l'auteur padouan tisse une théorie laïque de la communauté politique. La catégorie centrale utilisée pour la réalisation de la laïcité politique est le Législateur Humain. Défini par l'auteur padouan comme le peuple, le groupe de citoyens ou leur partie prépondérante, le Législateur Humain est le concept principal des deux œuvres philosophiques et politiques de Marsile de Padoue, Le Défenseur de la Paix et Le Défenseur Mineur. La présent dissertation intitulée "Le Législateur Humain comme catégorie centrale de la laïcité politique dans Marsílio de Padua" vise à démontrer la nécessité de la laïcité de la communauté politique, ayant comme point de départ d'une théorie du loi, du point de vue de Marsile de Padoue. Pour que l'objectif soit atteint, est nécessaire un parcours théorique, qui est exposé au cours du développement de la dissertation. Afin de prouver la nécessité d'une laïcité politique dans Marsile de Padoue, était inévitable de suivre un itinéraire conceptuel qui suit la contextualisation du débat sur la délimitation du pouvoir, pour l'analyse du pouvoir réel et coercitif dans la communauté politique et, enfin, examine la formation d'une ecclésiologie qui, malgré le traitement des questions de pouvoir sacerdotal, est purement politique. Sera tracée une ligne théorique capable de démontrer comment Marsile transforme les questions liées au pouvoir en quelque chose purement politique, sans aucune interférence théologique, ce qui est seulement possible dans les considérations du Législateur Humain. Une question centrale doit être répondu à la fin de la dissertation qui est: pourquoi le Législateur Humain est le seul instance qui peut garantir la laïcité de la communauté politique? La réponse à cette question clarifie les actions pris par le Législateur Humain, son agissant dans la ville et dans la religiosité chrétienne de la communauté politique. Ces définitions seulement peut être tirées de l'analyse du Defensor Pacis de Marsile de Padoue et des commentaires pertinents formulés par les experts.pt_BR
dc.subject.ptbrMarsílio de Páduapt_BR
dc.subject.ptbrDefensor Pacispt_BR
dc.subject.ptbrLegislador Humanopt_BR
dc.subject.ptbrLaicidadept_BR
dc.subject.frMarsile de Padouept_BR
dc.subject.frDefensor Pacispt_BR
dc.subject.frLégislateur Humainpt_BR
dc.subject.frLaïcitépt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3640869618659047pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4310009607153524pt_BR
local.date.available2024-09-13-
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