Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Francisco Ari de-
dc.contributor.authorFé, Alexandra Martins de Moura-
dc.date.accessioned2024-09-09T15:36:33Z-
dc.date.available2024-09-09T15:36:33Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFÉ, Alexandra Martins de Moura. Imagens literárias do (a) professor (a) e da escola primária: a educação do entresséculos XIX-XX na obra “Infância” de Graciliano Ramos. 2024. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78119-
dc.description.abstractThe work presents the existence of a conjuncture of teacher and primary school of the 19th-20th centuries corresponding to the north-eastern region, in the Brazilian educational scenario. This conjuncture is formed by the constitution of "literary images", identified by means of a readability resource used for the systematic investigation of the main source, the literary work "Infância" (1945) by Graciliano Ramos (1892 - 1953). The analyses were carried out from a hermeneutic perspective with a theoretical foundation anchored in the ideas of Paul Ricoeur (1913-2005), and supported by epistemological instruments related to the theoretical positioning of historical studies based on Cultural History and its perspectives, crossed by the proposals of Jacques Le Goff (1990), in the New History; Roger Chartier (2002), in the New Cultural History; and Carlo Guinzburg (1989), in Microhistory. The methodological approach to the source, in addition to using the bibliographical method, was guided by the historical method in convergence with the evolution of knowledge in the historiographical aspect, which occurred by the way the question is addressed, according to Luca (2020). The survey and historical critique of the data were scrutinised using comparative criteria with the educational proposals of the European pedagogues Johann Pestalozzi (1746-1827) and Friedich Froebel (1782-1852). The constitution of the literary images revealed an educational scenario of the 19th-20th centuries, both in its contributions that provoked criticism and reflection, and in the development of interpretations with historical-educational backing and new questions and elucidations regarding the field of History and Memory of Education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleImagens literárias do (a) professor (a) e da escola primária: a educação do entresséculos XIX-XX na obra “Infância” de Graciliano Ramospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho apresenta a existência de uma conjuntura de professor(a) e de escola primária do entresséculos XIX-XX correspondente à região nordeste, no cenário educacional brasileiro. Essa conjuntura é formada pela constituição de “imagens literárias”, identificadas por meio do recurso de legibilidade utilizado para a investigação sistemática da fonte principal, a obra literária “Infância” (1945) de Graciliano Ramos (1892 - 1953). As análises foram realizadas na perspectiva hermenêutica com fundamentação teórica ancorada nas ideias de Paul Ricoeur (1913-2005), e amparadas pelos instrumentos epistemológicos correspondentes ao posicionamento teórico dos estudos históricos, embasados na História Cultural e suas perspectivas. Estas atravessadas pelas propostas de Jacques Le Goff (1990), na Nova História; de Roger Chartier (2002), na Nova História Cultural; e, de Carlo Guinzburg (1989), na Micro-história. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem metodológica da fonte orientada pelo método histórico em convergência com a evolução do conhecimento no aspecto historiográfico, ocorrido pela forma como é dirigida a pergunta, conforme Luca (2020). O levantamento e a crítica histórica dos dados passaram pelo escrutínio do critério comparatista com as propostas educacionais dos pedagogistas europeus Johann Pestalozzi (1746-1827) e Friedrich Froebel (1782-1852). Como resultado, a constituição das imagens literárias revelou um cenário educacional do entresséculos XIX-XX, tanto em seus contributos que suscitaram críticas e reflexões quanto na elaboração de interpretações de respaldo históricoeducacional e de novos questionamentos e elucubrações, referentes ao campo da História e Memória da Educação.pt_BR
dc.subject.ptbrProfessor(a) e escola primáriapt_BR
dc.subject.ptbrEntresséculos XIX-XXpt_BR
dc.subject.ptbrHistória da educaçãopt_BR
dc.subject.enTeacher and primary schoolpt_BR
dc.subject.en19th-20th centuriespt_BR
dc.subject.enHistory of educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5914736625248945pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4884549948869079pt_BR
local.date.available2024-09-09-
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_ammfé.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.