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Tipo: TCC
Título : Terapias complementares promovidas pela equipe de saúde para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão de escopo
Autor : Szychta, Lara Freire
Tutor: Lima, Francisca Elisângela Teixeira
Palabras clave en portugués brasileño: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade;Terapias Complementares;Criança
Palabras clave en inglés: Attention Deficit Disorder with Hyperactivity;;Complementary Therapies;Child
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Fecha de publicación : 2023
Citación : SZYCHTA, Lara Freire. Terapias complementares promovidas pela equipe de saúde para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma revisão de escopo. 2023. 157f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 78104. Acesso em: 09 set. 2024.
Resumen en portugués brasileño: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o transtorno neurocomportamental mais comum na infância, com etiologia multifatorial, caracterizado pelos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O tratamento padrão de primeira linha para o TDAH consiste nas drogas estimulantes anfetamina e metilfenidato. ‐ntretanto, devido aos efeitos colaterais adversos, muitos pais buscam alternativas para controlar o TDAH de seus filhos. Neste contexto, tem-se como objetivo: identificar na literatura científica as terapias complementares promovidas pela equipe de saúde para crianças com TDAH. Trata-se de uma revisão de escopo baseada nas recomendações metodológicas propostas pelo Instituto Joanna Briggs e na diretriz PRISMA-ScR para relatórios de revisões de escopo. Os critérios de inclusão e exclusão dos estudos foram estabelecidos de acordo com a sigla PCC, entendendo-se como População (P): crianças na faixa etária de um a nove anos; Conceito (C): terapias complementares realizadas por profissionais de saúde; Contexto (C): diagnóstico de TDAH. A busca na literatura ocorreu nos meses de maio e junho de 2023 e foi realizada nas bases de dados M‐DLIN‐ (via PubMed), ‐MBAS‐, Scopus, Web of Science e LILACS. Além disso, uma pesquisa secundária foi realizada no Google Scholar e nas listas de referências dos estudos incluídos. A seleção foi realizada por dois revisores independentes com o auxílio do software RAYYAN. Os principais resultados foram extraídos e analisados por meio de estatísticas descritivas e apresentados em tabelas, quadros e figuras. ‑oram incluídos 108 estudos, desenvolvidos principalmente nos ‐UA (26%), entre os anos de 2010-2019 (50%) e do tipo ensaio clínico randomizado (34,3%). ‑oram mencionadas 65 terapias complementares para crianças com TDAH, as quais foram divididas em quatro modalidades: terapias mente-corpo (55,4%), intervenção suplementar (24,9%), fitoterapia (10,5%) e dietoterapia (9,2%). As práticas mais citadas foram neurofeedback, atividade física e ioga. Conclui-se que as terapias complementares apresentam potenciais benefícios para mitigar os sintomas do TDAH infantil, com ênfase nas abordagens mente-corpo. Contudo, as evidências permanecem inconclusivas, destacando a necessidade de conduzir mais pesquisas dedicadas ao uso dessas terapias para crianças com TDAH.
Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is the most common neurobehavioral disorder in childhood, with multifactorial etiology, characterized by symptoms of inattention, hyperactivity and impulsivity. Standard first-line treatment for ADHD consists of the stimulant drugs amphetamine and methylphenidate. However, due to adverse side effects, many parents seek alternatives to manage their children's ADHD. In this context, the objective is to: identify in the scientific literature the complementary therapies promoted by the health team for children with ADHD. This is a scoping review based on the methodological recommendations proposed by the Joanna Briggs Institute and the PRISMA-ScR guideline for scoping review reports. The inclusion and exclusion criteria for studies were established according to the acronym PCC, meaning Population (P): children aged one to nine years; Concept (C): complementary therapies carried out by health professionals; Context (C): diagnosis of ADHD. The literature search took place in May and June 2023 and was carried out in the M‐DLIN‐ (via PubMed), ‐MBAS‐, Scopus, Web of Science and LILACS databases. Additionally, a secondary search was performed on Google Scholar and the reference lists of included studies. The selection was carried out by two independent reviewers with the help of RAYYAN software. The main results were extracted and analyzed using descriptive statistics and presented in tables, charts and figures. 108 studies were included, developed mainly in the USA (26%), between the years 2010-2019 (50%) and of the randomized clinical trial type (34.3%). 65 complementary therapies were mentioned for children with ADHD, which were divided into four modalities: mind-body therapies (55.4%), supplementary intervention (24.9%), herbal medicine (10.5%) and diet therapy (9. two%). The most cited practices were neurofeedback, physical activity and yoga. It is concluded that complementary therapies have potential benefits for mitigating the symptoms of childhood ADHD, with an emphasis on mind-body approaches. However, the evidence remains inconclusive, highlighting the need to conduct more research dedicated to the use of these therapies for children with ADHD.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78104
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7584725594265937
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-7543-6947
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8467892494853944
Derechos de acceso: Acesso Embargado
Aparece en las colecciones: ENFERMAGEM - Monografias

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