Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Ângela Maria Alves e-
dc.contributor.authorSilva, Jennyf Julyen Vale da-
dc.date.accessioned2024-09-09T10:48:10Z-
dc.date.available2024-09-09T10:48:10Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Jennyf Julyen Vale da. Uso de auriculoterapia no cuidado da saúde mental de professores e alunos de instituições de ensino superior: revisão integrativa. 2023. 36 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 78101. Acesso em: 09 set. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78101-
dc.description.abstractThe human being as an individual is plural, so their personality, life, expectations and perspectives are different, yet mental health has been treated with care all over the world, due to the various signs and symptoms that have been identified in different people. Not so far from this, the number of students and professors requiring psychological and psychiatric assistance in higher education institutions is increasing. Integrative and Complementary Health Practices (PICs) are a set of practices that have been linked to or used in addition to traditional pharmacological treatments, one of which is auriculotherapy, a traditional Chinese medicine practice that has been gaining widespread acceptance in Western culture. The aim of this study was to analyze evidence in the literature about the use of auriculotherapy as an alternative practice in the mental health care of students and professors at higher education institutions and thus answer the following question: What are the benefits of auriculotherapy for improving the mental health of teachers and students at higher education institutions? This is a qualitative study using the integrative literature review method, where searches were carried out in the main databases: CAPES, LILACS, SCIELO, PUBMED and MEDLINE. Thirty-six works on the subject were found in the literature. After analysis, these were summarized in four works on the subject that were able to answer the question. After analyzing the data and the results of the researchers' perspectives, it can be concluded that auriculotherapy has proved to be effective in improving the quality of life and mental health of the patients involved, however, the number of studies is still scarce, demonstrating that there is a need for more research on the subject, as well as a need for PICS to be more widespread within universities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.titleUso de auriculoterapia no cuidado da saúde mental de professores e alunos de instituições de ensino superior: revisão integrativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ser humano como indivíduo é plural, sendo assim sua personalidade, vida, expectativas, perspectivas são diferentes, ainda assim no mundo todo a saúde mental vem sendo tratada com cuidado, devido os diversos sinais e sintomas que vêm sendo identificados em diversas pessoas. Não tão longe disso cresce dentro das instituições de ensino superior o número de alunos e professores que necessitam de suporte psicológico e psiquiátrico. As Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICs) são constituídas de um conjunto de práticas que vem sendo aliadas ou usadas como complemento aos tratamentos usuais farmacológicos, uma destas é a Auriculoterapia uma prática da Medicina Tradicional Chinesa que vem sendo cada vez mais difundida na cultura ocidental. Objetivou-se neste estudo analisar evidências na literatura acerca do uso de auriculoterapia como prática alternativa no cuidado da saúde mental de alunos e professores de instituições de ensino superior e assim responder ao seguinte questionamento: Quais os benefícios da auriculoterapia para a melhora da saúde mental de professores e alunos de instituições de ensino superior? Este estudo se trata de um estudo qualitativo, que utiliza o método de revisão de literatura do tipo integrativa onde foram realizadas buscas nas principais bases de dados: CAPES, LILACS, SCIELO, PUBMED e MEDLINE. Foram encontrados na literatura 36 obras referente a temática, estas após análise se sintetizaram em quatro obras voltadas à temática que puderam responder ao questionamento. Após a análise dos dados e dos resultados dos seus perspectivos pesquisadores pode-se concluir que a auriculoterapia se mostrou eficaz na melhora da qualidade de vida e saúde mental dos pacientes envolvidos, mas o número de pesquisas ainda é escasso demonstrando que tanto é necessário que haja mais pesquisas relacionadas à temática e que as PICS sejam mais difundidas dentro das universidades e nas unidades de saúde.pt_BR
dc.subject.ptbrSaúde Mentalpt_BR
dc.subject.ptbrEnfermagempt_BR
dc.subject.ptbrUniversidadespt_BR
dc.subject.ptbrAuriculoterapiapt_BR
dc.subject.enMental Healthpt_BR
dc.subject.enNursingpt_BR
dc.subject.enUniversitiespt_BR
dc.subject.enAuriculotherapypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-2237-6274pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8556808394888750pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0530013295010254pt_BR
local.date.available2025-12-01-
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_jjvsilva1.pdf
🔒  Disponível em  2025-12-01
221,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.