Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Ana Carla Pereira-
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria de Fátima Esmeraldo Ramos-
dc.contributor.authorSousa, Natalia Peixoto Luis de-
dc.contributor.authorOliveira, Célida Juliana de-
dc.contributor.authorOliveira, Dayanne Rakelly de-
dc.contributor.authorSousa, Wilker Malta de-
dc.date.accessioned2014-03-28T16:07:40Z-
dc.date.available2014-03-28T16:07:40Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.citationALVES, A. C. P. et al. Aplicação de tecnologia leve no pré-natal : um enfoque na percepção das gestantes. Revista Enfermagem UERJ, v. 21, n. esp., p. 648-653, dez. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn0104-3552-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7801-
dc.description.abstractThis study aimed at identifying perceptions of pregnant women about educational technology on prenatal care. Participatory, descriptive, quantitative, and qualitative research based on the application of an educational game with 17 pregnant women in two basic health units in the city of Brejo Santo, Ceará, Brazil, from October to November, 2011. Data was collected on the basis of both a form and participant observation. Thematic analysis was used for data treatment. Most pregnant women aged 26 to 29 years, were married, and had low education and income. The group proved to be very active during game application. Questions were addressed and experience exchanged. Assessment by the pregnant women indicated that the strategy contributed to the teachinglearning process. The group expressed high acceptance level and willingness to participate again. The game proved to be a suitable educational strategy for pregnant women.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Enfermagem UERJpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectCuidado Pré-Natalpt_BR
dc.titleAplicação de tecnologia leve no pré-natal : um enfoque na percepção das gestantespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo definiu como objetivo identificar as percepções das gestantes sobre o uso de uma tecnologia educativa para ser utilizada no pré-natal. Pesquisa participante, descritiva e quantiqualitativa, realizada a partir da aplicação de um jogo educativo em duas unidades básicas de saúde do município de Brejo Santo-CE, no período de outubro a novembro de 2011, com 17 gestantes. Utilizou-se para coleta de dados um formulário e a observação participante e empregou-se a análise temática para o tratamento de dados. A maioria das gestantes tinha entre 26 e 29 anos, era casada, com baixa escolaridade e renda. Durante a aplicação do jogo, o grupo se mostrou bastante participativo, foram esclarecidas as dúvidas e troca das experiências. A avaliação realizada pelas gestantes mostrou que a estratégia contribuiu para o processo ensino-aprendizado. O grupo demonstrou uma excelente aceitação e desejo de participar novamente, demonstrando assim a adequabilidade do jogo para ser trabalhado com as gestantes. Palavras-chave: Enfermagem; educação em saúde; cuidado pré-natal; gestantes.pt_BR
dc.description.abstract-esEste estudio definió el objetivo de identificar las percepciones de las gestantes sobre el uso de una tecnología educativa para ser utilizada en el prenatal. Investigación participante, descriptiva y cuanti-cualitativa, hecha a partir de la aplicación de un juego educativo en dos unidades básicas de salud del municipio de Brejo Santo-CE-Brasil, de octubre a noviembre de 2011, con 17 gestantes. Fue utilizado para recoger datos un formulario y la observación participante y para su tratamiento se empleó el análisis temático. La mayoría de las mujeres tenía entre 26 y 29 años, era casada, con baja escolaridad y renta. Durante la aplicación del juego, el grupo fue muy participativo, se expusieron las dudas y el intercambio de experiencias. La evaluación realizada por las gestantes mostró que la estrategia ha contribuido para el proceso de enseñanza-aprendizaje. Por lo tanto, el grupo ha demostrado una excelente aceptación y deseo de volver a participar, lo que demuestra la adecuabilidad del juego para ser trabajado con las mujeres gestantes.pt_BR
dc.title.enApplication of prenatal care light technology : focus on pregnant women’s perceptionpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_cjoliveira1.pdf152,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.