Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeopoldino, Cláudio Bezerra-
dc.contributor.authorAraujo, Suellen Ribeiro de-
dc.date.accessioned2024-08-27T17:13:59Z-
dc.date.available2024-08-27T17:13:59Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationARAUJO, Suellen Ribeiro de. Percepção dos alunos do curso de Secretariado Executivo acerca das atribuições e competências essenciais à prática profissional. 2023. 55 f. (Graduação em Secretariado Executivo) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77920-
dc.description.abstractIn the past, professionals from the Executive Secretariat performed functions such as typing documents, answering phone calls, activities that any literate person could perform, which led to a devaluation of the profession. However, nowadays, it has become essential when it comes to decision-making at the most diverse organizational levels, which demonstrates the multifunctional and versatile condition of the profession. Based on this context, the present work aims to identify duties and skills that students on the UFC Executive Secretariat course consider essential to professional practice. This is research with a qualitative and quantitative approach and is transversal in nature. As an instrument, a Likert scale questionnaire was developed, based on Durante's studies on the three main groups of competence for the Executive Secretary. Data collection took place through Google Forms. 33 participants aged between 19 and 46 participated in the study. Of these, 21 were female and 12 were male. The skills considered essential to professional practice by the students were: secretarial techniques, organization, communication and ethics. In the groups, behavioral and relational skills were listed by students as essential to the profession. Furthermore, more than half of the students consider that UFC encompasses the three groups of skills used in this work and evaluate the level of teaching during the training process as good. Based on this, the proposed improvement for the course would be a reformulation of the curriculum in order to develop new subjects or rethink existing ones so that they can cover the skills that, in fact, are considered essential from the students' perspective. Thus, subjects focused on ethics and the development of human relationships can be systematized to increasingly increase the quality of the course.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepção dos alunos do curso de Secretariado Executivo acerca das atribuições e competências essenciais à prática profissionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAntigamente, os profissionais do Secretariado Executivo exerciam funções como digitar documentos, atender telefonemas, atividades as quais qualquer pessoa alfabetizada poderia desempenhar, o que gerava uma desvalorização da profissão. Contudo, nos dias atuais, ele tornou-se essencial no que se refere as tomadas de decisões nos mais diversos níveis organizacionais, o que demonstra a condição multifuncional e polivalente da profissão. Com base neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar atribuições e competências que os alunos do curso de Secretariado Executivo da UFC consideram essenciais à prática profissional. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa e assume um caráter transversal. Como instrumento foi elaborado um questionário, do tipo escala likert, embasado nos estudos de Durante acerca dos três grupos de competência principais para o Secretário Executivo. A coleta de dados ocorreu por meio do Google Forms. Participaram do estudo 33 participantes com idades entre 19 e 46 anos. Destes, 21 foram do sexo feminino e 12 foram do sexo masculino. As competências consideradas essenciais à prática profissional pelos estudantes foram: técnicas secretariais, organização, comunicação e ética. Nos grupos, as competências comportamentais e relacionais foram elencadas pelos estudantes como indispensáveis à profissão. Ademais, mais da metade dos estudantes consideram que a UFC contempla os três grupos de competências utilizados neste trabalho e avaliam o nível de ensino durante o processo formativo como bom. Com base nisso, a proposta de melhoria para o curso seria uma reformulação do currículo a fim de elaborar novas disciplinas ou repensar as já existentes para que possam contemplar as competências que, de fato, são consideradas essenciais na perspectiva dos estudantes. Assim, disciplinas voltadas à ética e ao desenvolvimento das relações humanas podem ser sistematizadas para elevar cada vez mais a qualidade do curso.pt_BR
dc.subject.ptbrCompetências e atribuiçõespt_BR
dc.subject.ptbrSecretariado Executivopt_BR
dc.subject.ptbrFormação profissionalpt_BR
dc.subject.enCompetencies and dutiespt_BR
dc.subject.enExecutive Secretariatpt_BR
dc.subject.enProfessional qualificationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3897759231260460pt_BR
local.date.available2024-08-27-
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_sraraujo.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.