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dc.contributor.advisorBarros, Ana Cristina Pacheco de Araújo-
dc.contributor.authorTeixeira, Denise Ávila-
dc.date.accessioned2024-08-27T16:15:01Z-
dc.date.available2024-08-27T16:15:01Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Denise Ávila. O endomarketing como instrumento de satisfação dos colaboradores em uma fintech no modelo híbrido. 2023. 76 f. (Graduação em Secretariado Executivo) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77912-
dc.description.abstractOver time, companies have increasingly emphasized the enhancement of employee engagement, satisfaction, and retention in the workplace, aiming for cost reduction and increased productivity. In this context, the concept of endomarketing or internal marketing stands out, contributing in various ways to effective organizational climate management. The term can be subdivided into four dimensions, referred to by Inkotte (2000) as the endomarketing mix, represented by the 4 Cs: Company, Cost, Coordinators, and Communication. In this vein, it is the responsibility of organizations to undertake actions within these pillars, regardless of their work model, whether remote, in-person, or hybrid. That said, this study aims to identify how endomarketing has functioned as an instrument for employee satisfaction in a fintech operating in a hybrid model. The study is based on the post-pandemic period and has specific objectives: a) describe how and why endomarketing strategies are implemented in remote and hybrid work models; b) identify the level of satisfaction of these employees with fintech; c) correlate the satisfaction of employees in this fintech with the elements of the endomarketing mix (4 Cs). The analysis is conducted through quantitative and descriptive research and constitutes a case study conducted in a 19-year-old fintech based in Ceará, with the 2022 GPTW survey conducted in the company serving as the documentary basis. Its main results indicate that the elements of the endomarketing mix "Company" and "Communication" are the ones that have contributed the most to the satisfaction of workers in this fintech, which shows a good overall rating in the survey.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO endomarketing como instrumento de satisfação dos colaboradores em uma fintech no modelo híbridopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo longo do tempo, as empresas têm dado crescente ênfase ao aumento do engajamento, satisfação e retenção de colaboradores no ambiente de trabalho, buscando redução de custos e maior produtividade. Nesse contexto, destaca-se o conceito de endomarketing ou marketing interno, que contribui de várias maneiras para a eficaz gestão do clima organizacional. O termo pode ser subdividido em quatro dimensões, denominadas por Inkotte (2000) como o composto de endomarketing, representado pelos 4 C9s: Companhia, Custo, Coordenadores e Comunicação. Nesse viés, cabe às organizações desempenharem ações dentro desses pilares, independentemente de seu modelo de trabalho, seja ele remoto, presencial ou híbrido. Isto posto, este estudo tem como objetivo identificar como o endomarketing tem atuado como instrumento de satisfação dos colaboradores em uma fintech no modelo híbrido. O estudo tem como base o período de pós-pandemia e tem como objetivos específicos: a) descrever como e por que as estratégias de endomarketing são realizadas no modelo de trabalho remoto e híbrido; b) identificar como está o grau de satisfação desses colaboradores com a fintech; c) relacionar a satisfação dos colaboradores dessa fintech com os elementos do composto do endomarketing (4 Cs). A análise é conduzida por meio de uma pesquisa quantitativa e descritiva, e configura-se como um estudo de caso realizado em uma fintech cearense com 19 anos de atuação, tendo como base documental a pesquisa GPTW de 2022 realizada na empresa estudada. Seus principais resultados indicam que os elementos do composto de endomarketing "Companhia" e "Comunicação" são os que mais contribuíram para a satisfação dos trabalhadores nessa fintech, a qual apresenta uma boa média de avaliação geral na pesquisa.pt_BR
dc.subject.ptbrEndomarketingpt_BR
dc.subject.ptbrSatisfaçãopt_BR
dc.subject.ptbrModelo de trabalho híbridopt_BR
dc.subject.ptbrFintechpt_BR
dc.subject.enEndomarketingpt_BR
dc.subject.enSatisfactionpt_BR
dc.subject.enHybrid work modelpt_BR
dc.subject.enFintechpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6879999095620085pt_BR
local.date.available2024-08-27-
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