Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlcantara, Sonia Regina Amorim Soares de-
dc.contributor.authorSaldanha, Ana Paula de Sousa-
dc.date.accessioned2024-08-23T22:19:38Z-
dc.date.available2024-08-23T22:19:38Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSALDANHA, Ana Paula de Sousa. E-commerce e a pandemia da COVID-19: quais os impactos na aquisição de livros? 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77875-
dc.description.abstractThe Covid­19 pandemic had effects on commerce, expanding the use of e­commerce as a possibility of sale, due to social distancing, streamlined to live with the spread of the virus. Therefore, the sale of books was also impacted. This work seeks to clarify the impacts perceived by book shoppers on e­commerce during the Covid­19 pandemic. The research, in terms of purpose, is qualitative and descriptive, as it seeks to describe characteristics of a given population, not seeking to explain phenomena. Documentary collection was used, through materials that have not yet received an analytical treatment. For data analysis, the documentary model was applied, performing the identification, verification and appreciation of documents with a specific purpose. The study was based on the records of the Reclame Aqui platform, about the e­commerce of books by Amazon, during the Covid­19 pandemic in 2020. The 115 manifestations considered were categorized, based on the content analysis, to be possible understand the impacts of the pandemic on book acquisition. The Atlas.ti software was used to analyze the data obtained and, after observing the results, it was verified that issues related to delivery, payment, status and return of products, in addition to the use of the site, were issues that impacted the e­commerce of books. In addition, customers have become more aware of issues involving health and e­commerce has started to be used more due to the pandemic. Ecommerce is more accessible, given that there is no need to travel to make the purchase, and due to the Covid­19 outbreak, there has been an increase in the number of people using this means to make their purchases and e­commerce. ­books have ease of access, these being opportunities for e­commerce, while threats are problems involving logistical issues, book damage and delivery.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleE-commerce e a pandemia da COVID-19: quais os impactos na aquisição de livros?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pandemia da Covid19 gerou efeitos no comércio, ampliando o uso do ecommerce como possibilidade de venda, em razão do distanciamento social, dinamizado para conviver com a propagação do vírus. Portanto, a comercialização de livros também foi impactada. Este trabalho procura esclarecer os impactos percebidos pelos shoppers de livros no ecommerce durante a pandemia da Covid19. A pesquisa, quanto a finalidade, enquadra-se como qualitativa, e descritiva, pois procura descrever características de uma determinada população, não buscando explicar fenômenos. Foi utilizada a coleta documental, por meio de materiais que ainda não receberam um tratamento analítico. Para análise dos dados foi aplicado o modelo documental, realizando a identificação, verificação e apreciação de documentos com uma finalidade específica. O estudo foi fundamentado nos registros da plataforma Reclame Aqui, acerca do comércio eletrônico de livros da Amazon, durante a pandemia da Covid19 no ano de 2020. As 115 manifestações consideradas, foram categorizadas, a partir da análise de conteúdo, para ser possível entender os impactos da pandemia na aquisição de livros. Para análise dos dados obtidos foi utilizado o software Atlas.ti e após a observação dos resultados, verificou-se que questões relacionadas à entrega, pagamento, estado e devolução dos produtos, além da utilização do site, foram questões que impactaram o comércio eletrônico de livros. Ademais, os clientes tornaram-se mais atentos com questões envolvendo a saúde e as pessoas em geral passaram a utilizar em maior frequência e volume o ecommerce em razão da pandemia. O comércio eletrônico é mais acessível, haja vista que não há necessidade de se locomover para ser feita a compra, e em razão do surto de Covid19, houve um aumento no número de pessoas que utilizam esse meio para fazer suas aquisições e os ebooks permitem maior facilidade de acesso, sendo estas oportunidades para o comércio eletrônico. Quanto as ameaças, são problemas envolvendo questões logísticas, avarias em livros e a entrega.pt_BR
dc.subject.ptbrPandemia Covid19pt_BR
dc.subject.ptbrComércio de livrospt_BR
dc.subject.ptbrEcommercept_BR
dc.subject.enCovid­19 pandemicpt_BR
dc.subject.enBook tradept_BR
dc.subject.enE­commercept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4973711675622354pt_BR
local.date.available2024-08-23-
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_apssaldanha.pdf718,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.