Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77838
Tipo: | Guia |
Título: | Escala de avaliação do contexto de trabalho docente: guia. |
Autor(es): | Cunha, Esthela Sá Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão De Melo, Lorena Aélio Melo, Quitéria Alves |
Palavras-chave em português: | Escala de Avaliação;;Trabalho Docente;;EACTD. |
Palavras-chave em inglês: | Rating Scale;;Teaching Work;;TWCAS. |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | Cunha, Esthela Sá et al. Escala de avaliação do contexto de trabalho docente: guia. Sobral: LAPPSIE - Universidade Federal do Ceará, 2024. 18 p. |
Resumo: | Este manual tem como objetivo fornecer instruções claras e concisas para a aplicação e interpretação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho Docente (EACTD). A EACTD é um instrumento que permite um diagnóstico rápido e preciso do contexto de trabalho dos professores da educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Atendimento Educacional Especializado). A escala pode ser utilizada por gestores, pesquisadores, profissionais da educação e demais interessados. Nas páginas seguintes você encontrará informações sobre o conceito de contexto de trabalho, como aplicar a EACTD e como interpretar seus resultados. Assim, espera-se que este diagnóstico seja feito de forma consistente e confiável. pg 04 A avaliação do contexto laboral aqui proposta é feita a partir da coleta e análise de dados acerca da percepção que os professores têm sobre o ambiente em que trabalham. Os diversos itens da escala abrangem diferentes situações, atividades, relacionamentos e condições que perpassam o cotidiano escolar. Nesse sentido, os dados levantados podem ser usados para identificar fatores que afetam o bem-estar e o desempenho dos docentes, bem como a qualidade da educação. Os resultados obtidos a partir da aplicação da EACTD poderão orientar gestores e secretarias de educação estaduais e municipais no desenvolvimento de intervenções que impactem positivamente na qualidade da educação. Nesse sentido, a escala pode fornecer informações para a tomada de decisões e estratégicas para o desenvolvimento de políticas voltadas à melhoria do contexto laboral dos professores, à promoção da saúde e à qualidade de vida no trabalho, bem como a práticas educacionais equitativas. A construção deste instrumento é uma realização do Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação |
Abstract: | This manual aims to provide clear and concise instructions for the application and interpretation of the Teaching Work Context Assessment Scale (EACTD). The EACTD is an instrument that allows a quick and accurate diagnosis of the work context of basic education teachers (Early Childhood Education, Elementary Education, Secondary Education, Youth and Adult Education and Specialized Educational Services). The scale can be used by managers, researchers, education professionals and other interested parties. On the following pages you will find information about the concept of work context, how to apply EACTD and how to interpret its results. Therefore, it is expected that this diagnosis will be made consistently and reliably. pg 04 The assessment of the work context proposed here is based on the collection and analysis of data about the perception that teachers have about the environment in which they work. The different items on the scale cover different situations, activities, relationships and conditions that permeate daily school life. In this sense, the data collected can be used to identify factors that affect the well-being and performance of teachers, as well as the quality of education. The results obtained from the application of EACTD will be able to guide managers and state and municipal education departments in the development of interventions that positively impact the quality of education. In this sense, the scale can provide information for decision-making and strategies for the development of policies aimed at improving the working context of teachers, promoting health and quality of life at work, as well as equitable educational practices. The construction of this instrument is carried out by the Laboratory of Practices and Research in Psychology and Education (LAPPSIE) at the Federal University of Ceará (UFC) and the Lemann Center for Leadership for Equity in Education |
Descrição: | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77838 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-4822-0454 https://orcid.org/0000-0001-9289-845X https://orcid.org/0000-0002-6415-9024 https://orcid.org/0000-0002-2831-1631 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/1818023056598329 http://lattes.cnpq.br/8266089190930601 http://lattes.cnpq.br/9869664646231181 http://lattes.cnpq.br/4267116496336781 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | MPPPP - SOBRAL - Produções Técnicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
manual_eactd.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.