Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77836
Tipo: | Dissertação |
Título: | Agroecologia e educação ambiental: trajetórias de uma escola do campo para a sustentabilidade e sociobiodiversidade |
Título em inglês: | Agroecology and environmental education: trajectories of a rural school towards sustainability and sociobiodiversity |
Autor(es): | Oliveira Filho, Luis Moreira de |
Orientador: | Lima, Filipe Augusto Xavier |
Palavras-chave em português: | Assentamento rural;Educação do campo;Movimentos sociais;Política educacional |
Palavras-chave em inglês: | Rural settlement;Rural education;Social movements;Educational policy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | OLIVEIRA FILHO, Luis Moreira de. Agroecologia e educação ambiental: trajetórias de uma escola do campo para a sustentabilidade e sociobiodiversidade. 2024. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Esta dissertação parte da existência de iniciativas para a implementação de uma política educacional em escolas do campo em áreas de assentamentos rurais, resultado da colaboração entre diferentes atores, incluindo movimentos sociais rurais, educadores do campo e trabalhadores camponeses, em parceria com universidades, acadêmicos e o Poder Público. A pesquisa apresenta um estudo de caso em uma escola de ensino médio e profissional do campo em área de reforma agrária no município de Madalena, estado do Ceará, tendo como objetivo investigar como a Agroecologia e a Educação Ambiental estão contribuindo para a sustentabilidade e sociobiodiversidade por meio das estratégias curriculares da escola. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa exploratória e descritiva, foram utilizadas técnicas e instrumentos de coleta de dados, como a análise documental, rodas de conversa, observações e aplicação de questionários. Para a interpretação dos dados realizou-se a análise do discurso. Os sujeitos da pesquisa foram gestores, educadores e educandos. Quanto aos resultados, foi observado que a escola do campo enfrenta desafios significativos, indo além do papel de uma simples instituição educacional no meio rural, tornando-se um território de luta por um novo projeto de desenvolvimento do campo, consolidando-se como uma política educacional na rede estadual de ensino do estado do Ceará. Os discursos dos sujeitos da pesquisa ressaltam a importância do projeto de escola, do campo e da Educação do Campo a partir da Educação Ambiental agroecológica em suas vidas. A análise documental evidenciou que a escola se utiliza de várias estratégias curriculares, tendo a pesquisa como princípio educativo e o trabalho socialmente produtivo nas práticas agroecológicas e de Educação Ambiental. Os resultados também demonstram que a Educação Ambiental e a Agroecologia convergem dentro uma Educação do Campo nos diversos tempos e espaços educativos da escola, mas que alguns educadores ainda carecem de consciência epistemológica e metodológica dessas categorias para o fortalecimento do projeto de Educação do Campo para a sustentabilidade e sociobiodiversidade. O trabalho evidencia a relevância dessa política educacional dentro da rede estadual de ensino do Ceará, que necessita de mais estudos sobre essa temática específica, envolvendo principalmente a trajetória das escolas de ensino médio e profissional do campo e sua importância para a sociedade. A escola do campo é uma conquista das lutas dos movimentos sociais e dos trabalhadores camponeses, que demanda uma nova perspectiva de desenvolvimento para as áreas de assentamento rural, por meio de práticas agroecológicas e de Educação Ambiental; que aponta a complexidade de um currículo emancipatório para a transformação humana, no sentido de formar o novo homem e a nova mulher do campo em sintonia com a biodiversidade local e os saberes tradicionais. |
Abstract: | This dissertation originates from the existence of initiatives for implementing an educational policy in rural schools located in settlement areas, resulting from the collaboration between different actors, including rural social movements, rural educators, and peasant workers, in partnership with universities, academics, and the Public Power. The research presents a case study of a high school and vocational school in a land reform area in the municipality of Madalena, state of Ceará, with the aim of investigating how Agroecology and Environmental Education are contributing to sustainability and socio-biodiversity through the school's curricular strategies. Using a qualitative approach to exploratory and descriptive research, data collection techniques and instruments were employed, such as document analysis, conversation circles, observations, and questionnaires. Discourse analysis was used for data interpretation. The subjects of the research were managers, educators, and students. Regarding the results, it was observed that the rural school faces significant challenges, going beyond the role of a simple educational institution in the rural environment, becoming a territory of struggle for a new rural development project, consolidating itself as an educational policy in the state education network of Ceará. The discourses of the research subjects highlight the importance of the school project, the rural environment, and Rural Education from the perspective of agroecological Environmental Education in their lives. Document analysis revealed that the school employs various curricular strategies, with research as an educational principle and socially productive work in agroecological and Environmental Education practices. The results also demonstrate that Environmental Education and Agroecology converge within Rural Education across the school's various educational times and spaces, but some educators still lack epistemological and methodological awareness of these categories to strengthen the Rural Education project for sustainability and socio-biodiversity. The work highlights the relevance of this educational policy within Ceará's state education network, which requires further studies on this specific topic, particularly involving the trajectory of high school and vocational rural schools and their importance to society. The rural school is an achievement of the struggles of social movements and peasant workers, demanding a new perspective on development for rural settlement areas through agroecological and Environmental Education practices, pointing to the complexity of an emancipatory curriculum for human transformation, aimed at forming the new man and woman of the rural environment in harmony with local biodiversity and traditional knowledge. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77836 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/5582648317309832 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/6333811948672580 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_lmofilho.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.