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dc.contributor.advisorMurakami, Luiz Carlos-
dc.contributor.authorMagalhães, Beatriz da Fonseca-
dc.date.accessioned2024-08-20T22:47:45Z-
dc.date.available2024-08-20T22:47:45Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Beatriz da Fonseca. O processo de inovação no desenvolvimento de novos produtos: estudo de caso em uma indústria brasileira do setor alimentício. 2022. 74 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77765-
dc.description.abstractCompanies seek to develop new products in virtue of the market competitiveness, which requires constant technological changes under increasing consumer demand. In this scenario, studying innovation and its differences in the business sector is a necessary method to comprise the companies' purposes in their own scope of action in order to guarantee a best place in the market. The present study aimed to understand how the innovation process for the development of new products works in a food industry company. It deals with a research of applied nature and qualitative approach, with data acquisition carried out through semi-structured questionnaires adopted with employees of company X. This study included a bibliographic review on innovation management, new products stage, Stage-Gate and the food industry in Brazil. Finally, from the interviews, it was possible to understand how the innovation process in the development of new products works, to analyse the management practices and the tools used in this process. Our data revealed the directions indicated by the Marketing team regarding which ideas and market opportunities are aligned with the strategy of the company X. Based on this preliminary survey, ideas might be elaborated and structured according to the positioning of each company's brand. In addition, it was concluded that company X possesses a complex and extensive process of innovation in the development of new products using the Stage-Gate model adapted to its reality. In addition, company X monitors the projects through weekly meetings between the areas and uses the Project Builder as its main tool.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO processo de inovação no desenvolvimento de novos produtos: estudo de caso em uma indústria brasileira do setor alimentíciopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEmpresas buscam desenvolver novos produtos em virtude da competitividade de mercado, o qual requer constantes mudanças tecnológicas estando envolto a crescentes exigências dos consumidores. Neste cenário, estudar a inovação e suas diferentes classificações no ramo empresarial é um método necessário para a compreensão dos objetivos das empresas em seu âmbito de atuação de modo a garantir seu espaço no mercado. O presente estudo teve como objetivo compreender como funciona o processo de inovação no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa do setor alimentício. Refere-se a pesquisa de natureza aplicada e abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os colaboradores da empresa X. Esse trabalho traz uma revisão bibliográfica sobre a inovação, gestão da inovação, desenvolvimento de novos produtos, Stage-Gate e indústria alimentícia no Brasil para, enfim, através das entrevistas compreender como funciona o processo de inovação no desenvolvimento de novos produtos, analisar as práticas gerenciais e as ferramentas utilizadas nesse processo. Os dados coletados revelam que um direcionamento é feito pelo time de marketing sobre quais ideias e oportunidades de mercado estão alinhadas com a estratégia da empresa X. A partir desse levantamento preliminar, ideias são elaboradas e estruturadas de acordo com o posicionamento de cada marca da companhia. Além disso, percebeu-se que a empresa X adota processo de inovação de desenvolvimento de produtos extenso e complexo, utilizando o modelo de StageGate adaptado para sua realidade. Ademais, a empresa X acompanha os projetos mediante reuniões semanais entre as áreas e utiliza como principal ferramenta o Project Builder.pt_BR
dc.subject.ptbrInovaçãopt_BR
dc.subject.ptbrGestão da Inovaçãopt_BR
dc.subject.ptbrDesenvolvimento de Novos Produtospt_BR
dc.subject.ptbrStage-Gatept_BR
dc.subject.ptbrSetor Alimentíciopt_BR
dc.subject.enInnovationpt_BR
dc.subject.enInnovation managementpt_BR
dc.subject.enDevelopment of new productspt_BR
dc.subject.enStage-Gatept_BR
dc.subject.enFood Sectorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6835466970889241pt_BR
local.date.available2024-08-20-
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